Radiação diminuiu e há estabilidade em boa parte das usinas nucleares japonesas, diz agência da ONU

Brasília – A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) das Nações Unidas (ONU), que monitora os níveis de radioatividade nas proximidades da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, informou […]

Brasília – A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) das Nações Unidas (ONU), que monitora os níveis de radioatividade nas proximidades da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, informou que o vazamento de radiação para a atmosfera diminui significativamente desde a madrugada desta terça-feira (15).

A Aiea informou que outras usinas nucleares japonesas, como as de Onagawa, Tokai e Fukushima Daini estão “estáveis e seguras”, mas que a situação em Daiichi, onde estão os reatores danificados pelo terremoto da semana passada, ainda é preocupante.

De acordo com a Aiea, 150 pessoas na região da usina foram examinadas para detectar se houve contaminações por radiação. Já foram tomadas medidas para a descontaminação de 23 pessoas.

A agência explicou que, em média, as pessoas costumam se expor a 2,4 milisieverts (unidade de medida que avalia os efeitos da radiação absorvida pelo organismo) de radiação por ano, contando todas as fontes de radiação. Quem vive nas proximidades de instalações nucleares estão expostas a uma dose adicional de 1 milisievert/ano. Dentro da usina de Fukushima Daiichi, uma medição chegou a detectar 400 milisieverts de radiação no ar.

Nos arredores da instalação de Fukushima Daiichi, a quantidade de radiação liberada no ar chegou a atingir 11,9 milisieverts, mas caiu para 0,6 milisieverts seis horas depois. A Organização Meteorológica Mundial informou que ventos começam a dispersar o material radioativo do ar sobre o oceano. No entanto, há previsões de que a direção dos ventos na quarta-feira (16).

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, pediu aos moradores de um raio de 30 quilômetros da Usina Fukushima Daiichi que permaneçam dentro de casa, com as janelas fechadas, para evitar exposição à radiação.

Leia também

Últimas notícias