Polícias do Bahrein e Iêmem reprimem protestos

São Paulo – As polícias locais do Bahrein e do Iêmen reprimiram com violência manifestações nesta sexta-feita (11). Os ativistas exigem reformas significativas na estrutura política dos países. Ambos os […]

São Paulo – As polícias locais do Bahrein e do Iêmen reprimiram com violência manifestações nesta sexta-feita (11). Os ativistas exigem reformas significativas na estrutura política dos países. Ambos os países incluem-se entre as nações do mundo árabe que passam por uma onda de protestos por mudanças.

No Bahrein, os manifestantes foram dispersados com gás lacrimogêneo. A oposição, formada pela maioria xiita do país, tentou promover um ato contra o governo. O primeiro-ministro, Khalifa Ben Salman, tio do rei Hamad Bin Issa Al Khalifa, exerce o cargo por indicação há 40 anos. Ambos pertençam a monarquia sunita.

Uma das principais razões para a revolta da oposição é a discriminação e perseguição da polícia sofrida pelos xiitas. Há ainda acusações de corrupção e violações de direitos humanos.

No Iêmen, o protesto foi dispersado pela polícia local com tiros disparados contra a população. Os manifestantes exigem mudanças e a renúncia imediata do presidente Ali Abdullah Saleh, há 32 anos no poder. Com uma onda de protestos em diferentes cidades do país, a oposição rejeita qualquer hipótese de negociação ou outra forma de transição.

A resposta do governo foi a repressão promovida pelas forças de seguranças que feriram 20 pessoas na cidade de Sanaa e Aden.

Com informações da Agência Brasil