Capital da Líbia é alvo de ataques pela terceira noite seguida

Avião americano cai após ataques das forças da ONU contra o ditador Khadafi (Foto: Suhaib Salem/Reuters) Brasília – O céu da capital da Líbia, Trípoli, foi iluminado nesta terça-feira (22) […]

Avião americano cai após ataques das forças da ONU contra o ditador Khadafi (Foto: Suhaib Salem/Reuters)

Brasília – O céu da capital da Líbia, Trípoli, foi iluminado nesta terça-feira (22) de madrugada por disparos de artilharia das forças da coalizão internacional. A cidade foi alvo, pela terceira noite consecutiva, de ataques aéreos e com mísseis promovidos pela coalizão, que tenta impor uma zona de exclusão aérea no país. As informações são da BBC Brasil.

Segundo o governo líbio, os ataques deixaram vários civis mortos. As informações não puderam ser confirmadas de maneira independente. A zona de exclusão aérea foi estabelecida na semana passada por uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O objetivo dessa decisão é, segundo a comunidade internacional, proteger civis de ataques das forças leais ao presidente líbio, Muammar Khadafi. Explosões e disparos de artilharia foram ouvidos perto do complexo onde vive Khadafi em Trípoli, no bairro de Bab Al Aziziya.

Na segunda-feira (21) o governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, divulgou nota em que apela por um cessar-fogo imediato na Líbia. O pedido ocorreu no mesmo dia que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deixou o Brasil rumo ao Chile. O governo norte-americano é um dos líderes da intervenção na Líbia.

Na noite também de segunda-feira, um míssil destruiu um edifício de quatro andares dentro do complexo que seria usado, segundo a coalizão internacional, como centro de comando pelas forças de Khadafi. Os confrontos entre as forças leais a Khadafi e a oposição também continuaram na madrugada de hoje, apesar do anúncio de cessar-fogo pelo governo.

No Leste da Líbia, o Exército conseguiu conter um avanço da oposição sobre a cidade de Ajdabiya. Em Misrata, a terceira maior cidade do país, opositores foram alvos de ataques das forças de Khadafi na segunda.

No poder há quase 42 anos, Muammar Khadafi resiste em deixar o governo, apesar de um levante contra ele ter começado há mais de um mês em meio à onda de manifestações em países muçulmanos. Os protestos já provocaram as renúncias dos presidentes da Tunísia e do Egito.

Caça abatido

Um avião de guerra norte-americano caiu na Líbia nesta terça-feira, informou o Comando Militar dos Estados Unidos na África. O porta-voz Kenneth Fidler disse que a aeronave, um caça F-15 Eagle, aparentemente não foi alvo de “ação hostil”. Os dois tripulantes foram resgatados.

Leia também

Últimas notícias