Feira visa incentivar integração tecnológica e softwares livres na América Latina

Foz do Iguaçu – As principais novidades do mundo da tecnologia, em especial do software livre, serão apresentadas a partir de nesta quarta-feira (10), em Foz do Iguaçu, na sétima […]

Foz do Iguaçu – As principais novidades do mundo da tecnologia, em especial do software livre, serão apresentadas a partir de nesta quarta-feira (10), em Foz do Iguaçu, na sétima edição da Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2010. Software Livre é todo programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição.

Até sexta-feira (12), cerca de 2,3 mil pessoas devem participar do encontro e poderão escolher entre 150 palestras e 19 minicursos. O objetivo da conferência é promover a integração tecnológica entre os países da América Latina, apresentando casos de sucesso que possam ser replicados em diferentes locais.

A Latinoware 2010 é promovida pela Itaipu Binacional, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A programação é destinada tanto a usuários iniciantes quanto a programadores profissionais. Os temas que estarão mais em evidência neste encontro, segundo um dos coordenadores, Marcos Antônio Dellazari, são as redes sociais, os modelos de negócios, a acessibilidade, mobilidade e computação em nuvem (uso da memória e da capacidade de cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados pela internet).

De acordo com o coordenador, a Latinowre é o segundo maior evento sobre software livre da América Latina, um espaço importante para a criação de mão de obra, aprimoramento do conhecimento e troca de informações entre usuários, empresas e corporações governamentais. Na opinião de Delazzari, é uma ótima oportunidade de trabalho para usuários e profissionais que queiram apresentar projetos inovadores nesta área.

Marli Portela, superintendente de Informática da Itaipu, avalia a conferência como uma oportunidade de multiplicar boas ideias e políticas integradoras sobre o uso e criação de programas de código aberto. “É um espaço ideal para estudantes, professores, pesquisadores e especialistas de todo o mundo conhecerem lançamentos do setor”, afirmou.

Para aqueles que estão iniciando no setor, a Latinoware oferecerá cursos como o minicurso Linux de A a Z, que vai capacitar os participantes desde a instalação de um sistema Linux até o uso dos principais aplicativos de escritório, gráficos e multimídia. Além das palestras, workshops e mesas-redondas, a conferência terá concursos e competições.

Na Maratona de Robótica, serão demonstrados trabalhos que usam ferramentas de hardware e software livre e o 3º Concurso de Software Livre, em que os competidores vão apresentar soluções que possam ser integradas ao software Expresso Livre – um gerenciador de correio eletrônico que já tem mais de 250 mil usuários em todo o mundo.

Leia também

Últimas notícias