ONU, Rússia, União Europeia e EUA manifestam preocupação com direitos humanos em Gaza

Brasília – O chamado Quarteto para a Paz no Médio Oriente – formado pela Organização das Nações Unidas (ONU), União Europeia, Rússia e pelos Estados Unidos – reiterou nesta segunda-feira […]

Brasília – O chamado Quarteto para a Paz no Médio Oriente – formado pela Organização das Nações Unidas (ONU), União Europeia, Rússia e pelos Estados Unidos – reiterou nesta segunda-feira (21) a preocupação com os direitos humanos de cerca de 1,4 milhão de pessoas que vivem na Faixa de Gaza. Em um comunicado assinado pelo grupo, há um apelo para que Israel permita as ações humanitárias na região.

“O Quarteto enfatiza a importância de aumentar os trabalhos de ajuda à população civil de Gaza, tanto das Nações Unidas como também de outros organismos internacionais, envolvendo os esforços de ajuda das organizações não governamentais locais e apela para que todos permitam a continuidade destas operações”, disse o porta-voz das Nações Unidas, Martin Nesirky.

A reação ocorre no momento em que Israel anunciou que não permitirá o ingresso de barcos de origem turca na costa da Faixa de Gaza. No último dia 31, um navio com bandeira da Turquia que levava ajuda humanitária a Gaza foi abordado por forças israelenses. Nove pessoas morreram e 30 ficaram feridas. A comunidade internacional condenou o ataque e pediu a apuração do caso. Israel anunciou que seriam conduzidas investigações internas.

Na semana passada, Israel anunciou a redução do bloqueio comercial imposto a Gaza desde 2007. Pela decisão do governo israelense, será liberada a entrada de alguns tipos de alimentos, brinquedos, roupas, solados e determinados produtos destinados à construção civil. O Quarteto para a Paz no Médio Oriente elogiou a adoção das medidas. Segundo Martin Nesirky, as Nações Unidas, os Estados Unidos, a União Europeia e a Rússia têm preocupações legítimas sobre a segurança de Israel, mas aguardam um acordo que leve à unidade de Gaza.