OIT: Nível de emprego nos territórios ocupados palestinos ainda é baixo

Nova York – Apesar da recente melhora, as condições econômicas permanecem precárias nos territórios ocupados palestinos, segundo relatório anual da Organização Internacional do Trabalho, OIT, sobre a situação dos trabalhadores […]

Nova York – Apesar da recente melhora, as condições econômicas permanecem precárias nos territórios ocupados palestinos, segundo relatório anual da Organização Internacional do Trabalho, OIT, sobre a situação dos trabalhadores nessas áreas.

O documento, apresentado nesta quinta-feira (10), atribui a melhora à taxa de crescimento acelerado e a um aumento relativo no nível de emprego, que ainda é considerado muito baixo para os padrões internacionais.

Perspectivas

De acordo com o estudo, a renda per capita nos territórios ocupados teve alta de 3,7% em 2008 mas o crescimento não foi distribuído entre Gaza e a Cisjordânia devido ao bloqueio israelense.

O conflito dificulta a recuperação econômica e quanto mais tempo durar a restrição imposta por Israel, menores são as perspectivas para trabalhadores e famílias, principalmente para a geração mais jovem.

A situação atual cria um ambiente diário de violação dos direitos e de dignidade humana, de acordo com o relatório da OIT.

No documento, o diretor-geral da agência da ONU, Juan Somavia, lembra que a falta de oportunidades leva muitos palestinos à economia informal, geralmente em condições de trabalho precárias e sem proteção legal.

Isolamento

O texto resssalta que Jerusalém Oriental está se isolando do restante da Cisjordânia devido à regra para redução de palestinos que vivem e trabalham na região.

O relatório afirma que o recente anúncio de Israel para expansão dos assentamentos em Jerusalém Oriental cria nuvem sobre as negociações indiretas com os palestinos.

Fonte: Rádio ONU