Terremoto de 7,2 graus atinge o México

Não há brasileiros entre os mortos, diz Itamaraty. É o terceiro tremor no Hemisfério Ocidental em três meses

São Paulo – Um terremoto de 7,2 graus na escala Richter atingiu o estado da Baixa Califórnia, no México, às 17h40 de domingo (4), horário local (21h40 de Brasília). Mexicali, a 60 quilômetros do epicentro do tremor, foi a cidade que mais sofreu danos. Segundo o governo, pelo menos duas pessoas morreram. Vinte réplicas (tremores secundários) haviam sido sentidas até ontem na região e até mesmo em algumas áreas dos Estados Unidos.

O tremor durou cerca de um minuto, chegou a ser sentido na cidade de Los Angeles e no estado do Arizona, nos Estados Unidos. Segundo a BBC Brasil, várias pessoas ainda estão presas sob os escombros e as autoridades locais declararam estado de emergência na cidade, que tem cerca de 900 mil habitantes.

Serviços de energia elétrica, água, telefonia fixa e móvel, entre outros, estão suspensos. Foram reportados danos a um edifíco do governo que estava em construção em Mexicali, além de comprometimentos na estrutura de uma rodovia.

A recomendação do governo mexicano é que a população afetada pelo terremoto mantenha a calma e siga as orientações da Defesa Civil.

Este foi o terceiro forte terremoto no Hemisfério Ocidental nos últimos três meses. Um sismo no Haiti de intensidade ao ocorrido na fronteira do México com os Estados Unidos matou aproximadamente 200 mil pessoas e no Chile um terremoto com 8,8 graus deixou cerca de 500 mortos.

Sem brasileiros

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta segunda-feira (5) que não há brasileiros entre as vítimas do terremoto. Segundo o Itamaraty, a Embaixada do Brasil na Cidade do México acompanha as atividades do governo federal e também do estado da Baixa Califórnia. O objetivo é atualizar as informações e verificar a presença de brasileiros.

Com informações da Agência Brasil e Reuters