Presidentes dos países do Bric vêm ao Brasil na semana que vem

Brasília – Na próxima semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe os presidentes da Rússia, Índia, China e África do Sul. Eles participam da 2ª Cúpula dos Países […]

Brasília – Na próxima semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe os presidentes da Rússia, Índia, China e África do Sul. Eles participam da 2ª Cúpula dos Países Bric que ocorre em Brasília de 12 a 16 de abril. Lula começa a semana em Washington, nos Estados Unidos e depois retorna a Brasília, quando recebe os chefe de estado estrangeiros, além do primeiro-ministro indiano.

Ao retornar dos Estados Unidos, Lula deve reunir-se com o primeiro-ministro da Índia, Manmonahan Singh, depois, o presidente terá encontro com o presidente russo, Dimitri Medvedev. Em seguida, ele se reúne com os presidentes da China, Hu Jintao e da África do Sul, Jacob Zuma.

Entre os países do Bric, a Rússia e a China integram o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, órgão cuja cadeira permanente o Brasil almeja ocupar.
Apesar de diferenças pontuais entre seus integrantes, os países têm questões convergentes.

O Brasil e a Rússia são grandes produtores de matérias-primas, os brasileiros com alimentos e os russos com o petróleo. A Índia é forte no setor de serviços, enquanto a China acelera seu crescimento industrial e já é o maior exportador mundial.

Em Washington, o presidente participa da cúpula nuclear, que deve reunir representantes de 47 países. As discussões ocorrem no momento em que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pressiona a comunidade internacional para que aprove sanções contra o Irã. Para os norte-americanos, o programa nuclear iraniano é uma ameaça.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, nega as acusações. O presidente Lula, por sua vez, é favorável ao desenvolvimento do programa nuclear iraniano desde que para fins pacíficos. Segundo Lula, a comunidade internacional não pode isolar o Irã.

Fonte: Agência Brasil