OEA: eleições na Bolívia ampliam democracia no país

Brasília – O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, disse nesta terça-feira (6) que as eleições estaduais e municipais realizadas na Bolívia no último domingo (4) […]

Brasília – O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, disse nesta terça-feira (6) que as eleições estaduais e municipais realizadas na Bolívia no último domingo (4) são “um passo a mais para o aprofundamento democrático do país andino”. Insulza destacou que as eleições foram um “exemplo de comportamento cívico”.

Para o secretário-geral da OEA, os cidadãos bolivianos expressaram sua decisão nas urnas numa “jornada exemplar”. Insulza manifestou sua esperança de que o diálogo seja o caminho que permita a celebração de acordos que efetivem a autonomia política regional.

Segundo a Agência Boliviana de Informação, a OEA considera que as eleições de domingo foram um exemplo de comportamento cívico e democrático que reflete “o alto grau de maturidade política na Bolívia”.

As eleições de domingo foram as primeiras em que os bolivianos tiveram o direito de escolher os governadores do país. Uma missão de observadores da OEA, chefiada pelo ex-presidente do Panamá, Arístides Royo, acompanhou todo o processo de votação.

Fonte: Agência Brasil