Brasil tem condições de dobrar efetivo no Haiti, diz comandante

ONU demandou mais 1.500 policiais e 2 mil soldados à missão de paz no Haiti (Foto: Wolfgang Rattay/Reuters) Brasília – O Brasil tem condições de dobrar o efetivo que mantém […]

ONU demandou mais 1.500 policiais e 2 mil soldados à missão de paz no Haiti (Foto: Wolfgang Rattay/Reuters)

Brasília – O Brasil tem condições de dobrar o efetivo que mantém no Haiti, atualmente de 1.266 militares, para ajudar na reconstrução do país devastado por um forte terremoto, afirmou nesta segunda-feira (18) o comandante do Exército, general Enzo Peri.

“A decisão de enviar mais tropas é do governo, naturalmente passando pelo Congresso Nacional, mas é preciso que (o pedido) seja formalizado pela ONU”, afirmou o general a jornalistas.

O pedido de aumento de tropas no Haiti foi feito pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, que recomendou ao Conselho de Segurança da entidade adicionar 1.500 policiais e 2.000 soldados à missão de manutenção de paz da ONU que atua no país.

O conselho está reunido nesta segunda-feira para definir o aumento do efetivo de sua força no país caribenho.

O Brasil lidera as tropas da Minustah, a missão de paz da ONU no Haiti, país devastado por um terremoto de magnitude 7 na semana passada. Estima-se que 200 mil pessoas tenham morrido. Dezoito mortes de brasileiros já foram confirmadas, sendo 16 militares.

Fonte: Reuters