Opositores e golpistas anunciam consenso em Honduras

Proposta será levada para análise do presidente legítimo, Manuel Zelaya, e do líder do regime golpista, Roberto Micheletti

As comissões que negociam o fim da crise hondurenha anunciaram nesta quarta-feira (14) que se chegou a um primeiro consenso sobre a questão.

As duas partes afirmaram que não poderiam informar se a proposta envolve a restituição ao poder do presidente Manuel Zelaya. Agora, o deposto e o líder do regime golpista, Roberto Micheletti, vão definir se aceitam ou não o consenso.

Desde a última semana, ex-ministros de Zelaya e integrantes do gabinete de Micheletti realizam reuniões, inicialmente sob a mediação da Organização dos Estados Americanos (OEA), e posteriormente sem intermediários.

Imediatamente, o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, emitiu declarações de satisfação aos avanços, mas afirmou que prefere esperar até o efetivo cumprimento da proposta. “Há apenas um ponto sobre o qual não posso me pronunciar porque é algo que somente compete aos hondurenhos, esperamos que eles cumpram com os próprios acordos”, afirmou.

Leia também

Últimas notícias