Missão de paz liderada pelo Brasil ficará no Haiti até 2010

Rio de Janeiro – O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou por unanimidade nesta terça-feira (13) a ampliação por mais um ano do mandato da missão […]

Rio de Janeiro – O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou por unanimidade nesta terça-feira (13) a ampliação por mais um ano do mandato da missão de paz da entidade no Haiti, liderada pelo Brasil.

O mandato da Missão de Estabilização das Nações Unidas para o Haiti (Minustah) foi prorrogado até outubro de 2010 pelos 15 integrantes do Conselho, que consideraram a atual situação no país como “uma ameaça para a paz e a segurança na região”, informou o site da entidade.

A resolução aprovada destacou os avanços alcançados pela missão, mas reforçou a necessidade de fortalecer a capacidade da polícia haitiana e de apoiar o processo político para a realização de eleições em 2010.

O Brasil comanda os cerca de 7.000 soldados da força de paz da ONU no Haiti, enviados ao país em 2004 após a queda do então presidente Jean-Bertrand Aristide, e tem cerca de 1.300 homens na região.

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas notícias