Ex-presidente da Costa Rica é condenado a cinco anos de prisão

San José – O ex-presidente da Costa Rica (1990-1994), Rafael Calderón, foi condenado nesta segunda-feira (5) a cinco anos de prisão por ter participado de um desvio de fundos depois […]

San José – O ex-presidente da Costa Rica (1990-1994), Rafael Calderón, foi condenado nesta segunda-feira (5) a cinco anos de prisão por ter participado de um desvio de fundos depois de ter deixado a Presidência. No momento, ele é candidato às eleições presidenciais de fevereiro de 2010.

A sentença contra Calderón, emitida por um juiz em San José depois de quase um ano de julgamento, está sujeita a apelação e, enquanto isso, o candidato do partido Unidad Social Cristiana ficará em liberdade.

Calderón foi condenado por receber comissões ilegais durante a compra de equipamento médico de cerca de 40 milhões de dólares da estatal Caja Costarricense del Seguro Social a uma empresa da Finlândia.

“Perdemos a batalha, mas a guerra continua”, disse Calderón a jornalistas imediatamente depois da sentença, confiando que a apelação o salvará do encarceramento.

Ainda que Calderón tenha sucesso na apelação, analistas políticos afirmam que ele tem poucas chances na corrida presidencial para suceder o atual mandatário Oscar Arias. 

Fonte: Reuters

 

Leia também

Últimas notícias