Enxadristas de Cuba e EUA se enfrentam em torneio

(Foto: Gerardo Lazzari) Havana – Enxadristas de Cuba e dos Estados Unidos vão se enfrentar em um torneio que será realizado entre domingo e segunda-feira, na capital cubana, Havana. De […]

(Foto: Gerardo Lazzari)

Havana – Enxadristas de Cuba e dos Estados Unidos vão se enfrentar em um torneio que será realizado entre domingo e segunda-feira, na capital cubana, Havana.

De acordo com a imprensa local, o evento ocorrerá no hotel Habana Livre e contará com a participação de jogadores que são alunos da Universidade norte-americana do Texas, em Dallas, e da cubana Universidade de Ciências e Esportes. 

O especialista do Instituto Superior Latino-americano de Xadrez (Isla) Danilo Buela contou que a equipe cubana será liderada pelo Grande Mestre Fidel Corrales e pelo Mestre Lelys Martínez.

Segundo Buela, a Universidade do Texas-Dallas já foi campeã várias vezes em torneios de xadrez nos Estados Unidos e “apresentará um conjunto multinacional encabeçado pelo Grande Mestre costa-riquense Alejandro Ramírez”.

Integram ainda o grupo de jogadores da entidade norte-americana o polonês Jacek Stopa, o sérvio Marko Zivanic e neozelandês Puchen Wang.

Os Estados Unidos mantém um embargo contra Cuba há mais de 50 anos devido ao alinhamento da ilha à política da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

No governo do ex-presidente dos EUA George W. Bush não houve quase nenhum contato esportivo entre os dois países, uma vez que o bloqueio se fortaleceu e restringia viagens à ilha. (ANSA)

Fonte: ANSA

Leia também

Últimas notícias