Brasil obtém vaga rotativa no Conselho de Segurança da ONU

Nações Unidas – A Assembléia Geral das Nações Unidas elegeu Brasil, Bósnia, Gabão, Líbano e Nigéria para participarem do Conselho de Segurança em 2010 e 2011. A partir de 1º […]

Nações Unidas – A Assembléia Geral das Nações Unidas elegeu Brasil, Bósnia, Gabão, Líbano e Nigéria para participarem do Conselho de Segurança em 2010 e 2011.

A partir de 1º de janeiro, esses países substituirão Burkina Fasso, Costa Rica, Croácia, Líbia e Vietnã como membros sem poder de veto do órgão de 15 nações.

“Nós sempre demos uma contribuição para a paz mundial e, com essa escolha, continuaremos dando”, disse o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a jornalistas pouco antes do anúncio dos escolhidos, durante a 2a Conferência das Comunidades Brasileiras no Exterior, no Rio de Janeiro.

O Brasil tem defendido a ampliação do Conselho de Segurança da ONU e tem feito campanha para tornar-se um dos membros permanentes do órgão.

Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia e China são os cinco membros permanentes e com poder de veto no Conselho de Segurança da ONU.

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas notícias