Brasil e Uruguai dão primeiro passo para implantar sistema de pagamentos em moeda local

Brasília – O Banco Central anunciou, nesta sexta-feira (23), que Brasil e Uruguai assinaram carta de intenções para implantar o sistema de pagamentos em moeda local (SML), entre os dois […]

Brasília – O Banco Central anunciou, nesta sexta-feira (23), que Brasil e Uruguai assinaram carta de intenções para implantar o sistema de pagamentos em moeda local (SML), entre os dois países, nas mesmas bases em que funciona o SML Brasil-Argentina, iniciado em setembro do ano passado. Essa sistemática permitirá que os pagamentos de importações e exportações entre Brasil e Uruguai sejam feitos nas respectivas moedas, sem a conversão do real e do peso uruguaio para o dólar norte-americano.

A nota do BC diz que o objetivo da medida é oferecer aos exportadores e importadores brasileiros e uruguaios uma alternativa para a liquidação de suas operações de compra e venda em moeda local, e destaca que haverá redução de custos na não utilização de uma terceira moeda, além do aumento de liquidez e eficiência do mercado de câmbio em real e em peso uruguaio.

A existência do sistema bilateral de pagamentos será mais uma contribuição para o processo de integração econômica entre as duas nações e ajudará a consolidar os vínculos de cooperação entre os bancos centrais do Brasil e do Uruguai. A medida também consolida o fortalecimento do Mercado Comum do Sul (Mercosul), que agora falta integrar só o Paraguai no SML.

A exemplo do que acontece no SML Brasil-Argentina, não existe legislação específica a respeito do SML Brail-Uruguai. Trata-se de uma concessão dos governos de uma outra maneira de realização das transações comerciais bilaterais, a ser usada voluntariamente, a critério do interesse dos importadores e exportadores dos dois países.

Fonte: Agência Brasil

 

Leia também

Últimas notícias