Assembleia Geral condena bloqueio a Cuba

O presidente da Assembléia Geral da Onu, Ali Abdussalam Treki e Bruno Rodríguez Parrilla, ministro de Cuba (Foto: Paulo Filgueiras/ONU) Pelo 18° ano consecutivo, órgão se reúne para discutir o […]

O presidente da Assembléia Geral da Onu, Ali Abdussalam Treki e Bruno Rodríguez Parrilla, ministro de Cuba (Foto: Paulo Filgueiras/ONU)

Pelo 18° ano consecutivo, órgão se reúne para discutir o assunto; Estados Unidos, Israel e Palau votam contra fim do embargo.

A Assembleia Geral da ONU voltou a exigir nesta quarta-feira (28) o fim do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba.

Este é o 18° ano consecutivo em que o órgão se reúne para discutir o assunto.

Fim do Embargo

Na resolução, 187 países votaram pelo fim do embargo. Estados Unidos, Israel e Palau votaram contra e as Ilhas Marshall e a Micronésia se abstiveram.

Em discurso antes da votação, o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, afirmou que 76% dos norte-americanos se opõem ao bloqueio.

Segundo ele, o presidente Barack Obama deveria aproveitar a oportunidade histórica de liderar a transição para um nova relação entre os países.

Parrilla ressaltou que o embargo dificulta a compra de equipamentos médicos e remédios, além de atrapalhar o intercâmbio cultural.

Estados Unidos

Já a embaixadora dos Estados Unidos, Susan Rice, disse que seu país começou um nova etapa de relações com Cuba.

Como exemplo, ela citou a tomada de negociações bilaterais sobre assuntos de interesse comum, onde o principal é a migração.

O embargo norte-americano ao país existe desde 1962.

Fonte: Rádio ONU

Leia também

Últimas notícias