Amorim diz que tensão em Honduras diminuiu, Lula prefere não comentar

Lula participa na tarde desta segunda-feira do encerramento do seminário empresarial Brasil e Bélgica: Novas Fronteiras de Negócios

Bruxelas (Bélgica) – Honduras é um assunto sobre o qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não quer mais falar. Em Bruxelas, ele afirmou que a situação do país agora “é um problema da OEA [Organização dos Estados Americanos]”. “Eu não discuto mais Honduras”, ressaltou.

Entretanto, o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, não se recusa a falar sobre o tema e é otimista quanto à situação em Tegucigalpa. “Estamos achando que as coisas estão caminhando no sentido que desejamos.”

O chanceler espera que em breve se possa comprovar que a presença do presidente Zelaya é um fator que contribui para um diálogo a fim de que Honduras “saia daquela estagnação”.

Confiante na missão da OEA, que deve enviar esta semana o secretário-geral, José Miguel Insulza a Honduras, Celso Amorim acredita que há agora um clima melhor para se chegar a uma conclusão. “Todas as coisas que temos ouvido indicam uma disposição de negociação”, comentou.

Sobre a situação na embaixada brasileira, Celso Amorim relatou que há tranquilidade, apesar do cerco militar ao prédio, e que conversa todos os dias com funcionários brasileiros que estão lá dentro. Mas disse que o Brasil ainda está alerta: “A atenção não diminuiu, mas a tensão, sim”.

Lula participa na tarde desta segunda-feira do encerramento do seminário empresarial Brasil e Bélgica: Novas Fronteiras de Negócios.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias