Zelaya denuncia ação policial em embaixada do Brasil em Honduras

Policiais lançam bombas para dispersar manifestantes favoráveis ao presidente afastado do governo por golpe

Simpatizantes do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, correm em meio a gás disparado pela polícia, perto da embaixada brasileira em Tegucigalpa (Foto: Oswaldo Rivas/Reuters)

Tegucigalpa – A polícia de Honduras lançou nesta terça-feira (22) bombas de gás lacrimogêneo contra manifestantes do lado de fora da embaixada do Brasil em Tegucigalpa, onde o presidente deposto, Manuel Zelaya, se refugiou depois de voltar secretamente ao país.

Um fotógrafo da Reuters disse que policiais lançaram as bombas para dispersar centenas de manifestantes pró-Zelaya, e que ao menos dois artefatos foram jogados dentro do terreno da embaixada. Zelaya acusou a polícia de atacar a embaixada do Brasil.

“Estão atacando a embaixada brasileira, com sons estridentes para enlouquecer quem está aqui, a embaixada está sendo atacada com bombas”, afirmou Zelaya em declarações a rede de tevê venezuelana Telesur. “Dispersaram a balas uma manifestação pacífica”, acrescentou.

O retorno clandestino de Zelaya, a quem o governo em vigor pediu a entrega por parte do Brasil para que seja preso, reacendeu os temores de violentos protestos nas ruas.

Zelaya convocou seus seguidores a irem à sede da embaixada do Brasil na capital hondurenha para que manifestassem e fez um chamado para que as forças armadas de seu país respeitassem o povo.

“A embaixada está cercada de policiais e militares… prevejo ataques mais agressivos e violentos, que serão capazes de invadir até a embaixada do Brasil”, disse Zelaya.

Leia também

Últimas notícias