Presidente interino de Honduras está disposto a negociar com Zelaya

Segundo informações da BBC Brasil, Zelaya teria de se comprometer a realizar as eleições marcadas para novembro

Brasília – O presidente interino de Honduras, Roberto Michelett, afirmou que está disposto a dialogar com o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, segundo informações da BBC Brasil. Contudo, Zelaya deve se comprometer a realizar as eleições marcadas para o fim de novembro. O presidente deposto continua refugiado na embaixada do Brasil em Honduras.

Em um comunicado lido em rede nacional, na noite de terça-feira (22), Micheletti disse que a volta de Zelaya ao poder, como querem os negociadores internacionais e o Brasil não é viável. Ele disse ainda que uma eventual negociação entre Zelaya e o Executivo hondurenho não invalidaria o pedido de prisão feito pelo Judiciário.

A comunidade internacional ainda tenta negociar o impasse em Honduras. Na terça-feira (22) o Brasil pediu uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir a questão. A preocupação brasileira é com a integridade de Zelaya e da embaixada.

Na terça-feira, a polícia dispersou os manifestantes pró-Zelaya que estavam em frente à embaixada do Brasil, em Honduras, com bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha. Alguns deles ficaram feridos.

O secretário-geral da Organização do Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, pretende viajar a Honduras para ajudar nas negociações, mas a ide dele ainda não foi confirmada.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias