Zelaya retorna a Honduras e golpistas decretam toque de recolher

Manuel Zelaya está na embaixada brasileira em Tegucigalpa; Celso Amorim pede segurança do edifício aos golpistas

“Estou aqui em Tegucigalpa, estou para buscar a restituição da democracia, para pedir o diálogo”, disse Zelaya (Foto:José Cruz/ABr)

Tegicigalpa – O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, voltou nesta segunda-feira (21) à capital Tegucigalpa após três meses de exílio para tentar a restauração de seu mandato.

Zelaya convocou o povo a reunir-se ao redor da embaixada do Brasil, onde foi recebido. “Tenho o coração aberto para buscar uma saída. Faz apenas umas horas, depois de todos os procedimentos que se devem fazer, falei com o ministro Celso Amorim, espero uma chamada do presidente Lula”, afirmou à TeleSur, que transmite ao vivo o retorno.

O ministro Celso Amorim afirmou ter telefonado ao golpista Roberto Micheletti pedindo que garanta a segurança do prédio diplomático. O chanceler acrescentou que o tema fará parte da reunião entre Lula e o presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

“Estou aqui em Tegucigalpa, estou para buscar a restituição da democracia, para pedir o diálogo”, disse Zelaya em um desafio ao governo interino, que tem ordens de prisão contra ele.

Por telefone, Hugo Chávez conversou com o deposto afirmando que convocará todos os presidentes para que apoiem o retorno e pediu que a vida dele e dos hondurenhos sejam respeitadas.

Os apoiadores de Zelaya chegaram a anunciar que o presidente Lula vai nesta terça (22) a Tegucigalpa, informação que não foi confirmada à reportagem pelo Palácio do Planalto. Outro esperado na cidade é o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, que desde o primeiro momento condenou o golpe e que afirmou que viajará nas próximas horas ao país.

Antes de qualquer viagem, no entanto, Insulza convocou uma reunião geral da OEA para debater o tema e aprovar o apoio à ação do presidente.

Zelaya foi deposto e expulso do país há três meses. Desde então tentava voltar à sua terra natal por meio de negociações diplomáticas, que naufragaram. Ele chegou a cruzar a fronteira brevemente por terra desde a Nicarágua.

Pela internet, hondurenhos afirmam que o Exército está mobilizado, intimidando funcionários de veículos contra o golpe. Os golpistas determinaram toque de recolher entre 4 da tarde e sete da manhã.

Com agências internacionais.