Opositor Sebastián Piñera lidera pesquisa para eleições no Chile

O milionário Piñera é dono de ações da companhia aérea LAN Airlines, do canal de televisão Chilevisión e da sociedade que administra o clube de futebol Colo Colo

Santiago- O empresário e líder da oposição de centro-direita Sebastián Piñera lidera as preferências para as eleições presidenciais do Chile, com projeção de vitória em um segundo turno, revelou na quarta-feira uma sondagem da Corporación Cerc.

Em um cenário de segundo turno, que seria realizado em 10 de janeiro, Piñera obteria 41% dos votos ante 33% para o ex-presidente Eduardo Frei, candidato do bloco de centro-esquerda atualmente no poder.

Para o primeiro turno da eleição, programado para 13 de dezembro, Piñera obteve 39% das intenções e Frei 21%, segundo a Cerc. De acordo com a lei chilena, se nenhum candidato obtiver mais de 50% dos votos, é realizado um segundo turno.

Os números não indicam mudanças significativas com relação às pesquisas anteriores realizadas pela Cerc em dezembro do ano passado e em abril de 2009.

“A eleição presidencial está em aberto, Sebastián Piñera está consolidado com mais de 40% dos eleitores, embora sem mostrar aumento no número de apoios mesmo com o enfraquecimento do apoio aos partidos da Concertación,” disse Carlos Huneeus, diretor-executivo da Corporación Cerc.

O milionário Piñera, dono de ações da companhia aérea LAN Airlines, do canal de televisão Chilevisión e da sociedade que administra o clube de futebol Colo Colo, entre outros, tem liderado as pesquisas nos últimos meses.

Caso ganhe as eleições previstas para dezembro, Piñera colocaria fim a quatro governos consecutivos da coalizão de centro-esquerda Concertación, que chegou ao poder após o fim da ditadura de Augusto Pinochet, que durou de 1973 a 1990.

A pesquisa da Cerc foi realizada com 1.200 pessoas no país, com margem de erro estimada em 3%.

Fonte: Reuters

 

Leia também

Últimas notícias