União Europeia suspende ajuda financeira a Honduras

Comissão Europeia havia previsto 65,5 milhões de euros em pagamentos de ajuda orçamentária para 2007-2010

Bruxelas – A Comissão Europeia informou nesta segunda-feira (20) que decidiu suspender a ajuda orçamentária a Honduras depois de os esforços para pôr fim à crise decorrente do golpe militar que derrubou o presidente Manuel Zelaya terem fracassado.

“Lamento muito que não foi possível até a data chegar a uma solução acordada para a crise de Honduras”, disse a comissária de Relações Exteriores da UE, Benita Ferrero-Waldner, em comunicado.

“Tendo em vista as circunstâncias, eu tomei a difícil decisão de suspender todos os pagamentos de ajuda orçamentária”, disse.

Um porta-voz da UE disse que a Comissão Europeia havia previsto 65,5 milhões de euros (92,73 milhões de dólares) em pagamentos de ajuda orçamentária para o período 2007-2010.

A crise hondurenha corre risco de se agravar ainda mais depois que as negociações lideradas pelo presidente da Costa Rica, Oscar Arias, fracassaram no domingo.

O presidente deposto prometeu voltar ao país apesar das advertências do governo interino para que não faça isso.

A UE tem apoiado os esforços da Organização dos Estados Americanos (OEA) para uma solução pacífica do conflito mediante a restituição da ordem constitucional com a volta de Zelaya à Presidência.

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas notícias