‘Cinco patriotas’ cubanos são julgados nos EUA

Rede de solidariedade a acusados de espionagem se mobiliza para pressionar Corte Suprema dos Estados Unidos. Há 11 anos, eles são mantidos presos

Está marcado para 15 de junho na Corte Suprema dos Estados Unidos o julgamento dos cinco cubanos presos há 11 anos acusados de espionagem e conspiração. A Corte deverá decidir se aceita ou não examinar o mérito das prisões. A campanha pela libertação dos “cinco heróis e patriotas” ocupa os debates das conferências de solidariedade à Cuba, como aconteceu no sábado (30/05) quando cerca de 300 pessoas participaram.

Depois da prisão, em 1998, os cinco foram mantidos em isolamento por 17 meses, quando foram julgados. Gerardo Hernandez foi sentenciado a duas prisões perpétuas, mais 15 anos, Roberto Labañino foi condenado a uma prisão perpétua mais 18 anos, Antonio Guerrero a uma prisão perpétuas mais 10 anos, Fernando Gonzalez a 19 anos e René Gonzales a 15 anos e colocados em prisões de segurança máxima separadas. Em 2005, as sentenças foram anuladas pelo Tribunal de Apelações de Miami, que ordenou um novo julgamento por considerar que os presos não tiveram um processo justo, porém o Pleno desse mesmo tribunal manteve as decisões.

Segundo Max Altman, do Comitê de Brasileiro para Libertação dos Cinco Patriotas, a luta pela libertação daqueles presos tem prioridade máxima, é o “ponto crucial da solidariedade à Cuba”. Na página do Comitê estadunidense, há um modelo de abaixo-assinado para ser enviada ao presidente norteamericano, Barak Obama (clique aqui para baixar).

Leia também

Últimas notícias