Maioria dos peruanos está contra projeto de reeleição de Alan García

Hoje, mandato do presidente é aprovado por apenas 30% da população; Filha de Fujimori aparece entre políticos que mais inspiram confiança

77% dos peruanos não estão de acordo com a possibilidade de alterar a Constituição para permitir a reeleição de Alan García. Uma pesquisa realizada pela Ipsos Apoyo em 16 cidades do país mostra um temor de que se abuse do poder, segundo analistas. 

O levantamento aponta também que o presidente tem a aprovação de apenas 30% da sociedade, quatro pontos a menos na comparação com março, quando foi registrado o nível mais alto desde maio do ano passado. Entre os integrantes do governo, o primeiro-ministro Yehude Simon conta com o índice mais positivo: 35%. 

Quando a pergunta é sobre a confiança que os políticos inspiram na sociedade, o resultado é surpreendente: Keiko Fujimori, filha de Alberto Fujimori, ex-presidente condenado a 25 anos de prisão por dois massacres, aparece na segunda posição, atrás apenas do prefeito de Lima, Luis Castañeda. Caso eleita presidente, ela poderia revogar a sentença emitida contra o pai em abril.

 

Leia também

Últimas notícias