Você está aqui: Página Inicial / Jornais / Limeira / Moradores recuperam área pública degradada em Limeira
Limeira

Moradores recuperam área pública degradada em Limeira

O resultado é a transformação do espaço em parque ecológico
por João de Barros, Brasil Atual Limeira publicado 03/05/2013 17h31, última modificação 25/06/2010 17h06
O resultado é a transformação do espaço em parque ecológico

Vista panorâmica do Parque Ecológico (Foto: João C. Figueiredo)

Localizado entre os bairros Jardim Aeroporto e Jardim do Lago, o Parque Ecológico Jardim do Lago já foi uma área totalmente degradada. Apesar de ali estar as nascentes do ribeirão Lagoa Nova, a população jogava lixo e entulho por não entender a importância do local que compõe a microbacia do rio Piracicaba.

Em 2003, a Associação de Moradores do Jardim Aeroporto iniciou um trabalho de sensibilização e conscientização das pessoas. Paralelamente ao uso do espaço como área de lazer, ela incentivou intervenções do poder público, como a reconstituição de lagoas, a construção de playground e quiosques e o plantio de árvores.

Parque ecológico


Hoje todo mundo se utiliza do espaço para praticar esportes ou como área de passatempo. Na semana do Meio Ambiente, o projeto Ecoatividade promove a educação socioambiental entre escola e a comunidade e tem o apoio da Rede Social Limeira–Senac e de outras entidades como a Central Única dos Trabalhadores, os Sindicatos dos Bancários, dos Professores da Rede Pública do Estado (Apeoesp) e dos Servidores Municipais de Limeira, além das Associações de Moradores do Jardim Ernesto Kuhl e Jardim Aeroporto e adjacências. 

Agora a luta é para legalizar a área do Parque Ecológico, a fim de que a prefeitura de Limeira faça as devidas manutenções, tendo em vista suas características ambientais que confirmam uma área de Preservação Permanente.

registrado em: