Brasil Atual-Noroeste Paulista: no ar e pra valer

Barretos, Catanduva e Bebedouro já sintonizam a 102.7 FM, o novo som da região

Brasil Atual, 102,7 FM já está em Barretos: ondas democráticas (Foto: Enio Lourenço)

A Rádio Brasil Atual do Noroeste Paulista (RBA-NP), de Pirangi, já pode ser sintonizada em Catanduva e Bebedouro. “A antena da rádio permite a cobertura de uma região mais ampla com a qualidade melhorada” – afirma o coordenador de jornalismo da RBA-NP, Rafael Santos. A emissora deseja agora consolidar a sua grade de programação.
De segunda a sexta-feira, das 7 h às 9 h, ela apresenta Notícias do Brasil e do Mundo, com destaque para assuntos locais – o programa também é veiculado em São Paulo, Mogi das Cruzes, Baixada Santista e na internet. Depois, até o meio-dia, a vez é do carro-chefe, o programa Nossa Cidade, revista radiofônica apresentada por Kelly Camargo, com variedades, música e prestação de serviços. “A gente faz campanhas com entidades como a APAE, fala de festas e dá dicas de emprego na região” – diz Rafael. Das 14 h às
18 h, a cultura caipira toma conta em Tarde Sertaneja, com o comunicador Jeff. As noites e madrugadas ficam por conta da música popular brasileira.
Nos fins de semana, a RBA-NP tem programas segmentados. Aos sábados e domingos, das 5 h às 9 h, Luís Romera apresenta o Orgulho Sertanejo, espaço da música de raiz, com moda de viola e histórias, lembranças e emoções do homem do campo. E aos domingos, das 10 h às 12 h, é apresentado Um Show de Emoções, dedicado à vida e obra de Roberto Carlos. A gente mostra a carreira do ídolo, histórias curiosas do cantor e compositor e seus álbuns. É o resgate da memória do artista. “O resultado são os elevados índices de audiência” – diz o coordenador de jornalismo da RBA-NP.

Com sede em Pirangi, ouvintes aprovam a emissora

A faxineira aposentada Clarice Betiol, 64 anos, adorou a chegada da rádio à cidade. “Ela me alegra muito. O tempo passa rápido enquanto trabalho.” Dona Clarice comenta o matutino Jornal Brasil Atual: “Antes eu não sabia das notícias de fora; o jornal também me informa sobre o que ocorre na região”. O administrador de empresas Douglas de Vasconcelos, 31, fã de música sertaneja desde a infância, afirma: “Muitas rádios não tocam o sertanejo de raiz e outras cobram jabá (dinheiro para veicular música) para lançar artistas em início de carreira. A rádio Brasil Atual, não. Ela apoia a cultura e já entrevistou artistas como Craveiro e Cravinho e Jair Rodrigues”. Vasconcelos acredita que a emissora é uma conquista da cidade. “A população tem um canal de comunicação para saber o que acontece por aqui. E a audiência já extrapola os limites de Pirangi. Tenho amigos em Bebedouro, Paraíso, Palmares Paulista e Taquaritinga que escutam a Brasil Atual.”
A boleira Valdenice Zambom, 40, ouve a rádio diariamente. E faz uma crítica ao jornal da manhã: “É pesado e cansativo”. Ela sugere que o jornalismo seja intercalado aos programas de entretenimento da tarde. “Ligo para pedir as músicas do Daniel, que sonho em conhecer. Tomara que a rádio o traga algum dia para cá. Eu morreria infartada” – diz, com bom humor.