Circuito Noblebioenergia no Teatro Municipal

Espetáculo Mulheres Vermelhas (Foto de divulgação) Em 16 de agosto, Catanduva receberá o Circuito Noblebionergia de Teatro. Serão apresentadas três peças no Teatro Municipal Anis Pachá, destinadas ao público infantil, […]

Espetáculo Mulheres Vermelhas (Foto de divulgação)

Em 16 de agosto, Catanduva receberá o Circuito Noblebionergia de Teatro. Serão apresentadas três peças no Teatro Municipal Anis Pachá, destinadas ao público infantil, jovem e adulto. A entrada é gratuita. Os espetáculos serão encenados pelo elenco profissional do Instituto Ribeirão em Cena. Pela manhã será interpretada a peça O País do Navegar, dedicada a crianças, com exibição às 9 h e às 11 h. À tarde, os jovens poderão ver Os Lesados, às 14 h e às 16 h. E à noite, em sessão única, às 20 horas, será apresentada Mulheres Vermelhas, que chega a Catanduva depois de temporadas em Ribeirão Preto, São Paulo e Curitiba.

Os espetáculos

O País do Navegar conta a história de Jonas, um garoto quieto que vive na Vila da Solidão. Um dia, ele se perde em seus pensamentos quando observa as estrelas. Num misto de sonho e realidade, Jonas se vê cercado de seres encantados que moram em sua imaginação e vai parar no País do Navegar. 

(Foto de divulgação)

Já Os Lesados aborda a trajetória de dois personagens tomados de apatia e acomodação, engolidos pela solidão da vida e pela falta de coragem. O texto de Rafael Martins, fundador do Grupo Bagaceira, de Fortaleza, flerta com o teatro do absurdo, que imprime tratamento inusitado à realidade e se utiliza de elementos do ilógico como forma de expressão. 

E o espetáculo Mulheres Vermelhas mostra uma geração de mulheres que estiveram presentes na luta contra o fascismo: Olga Benário Prestes, Nize da Silveira, Zuzu Angel, Maria do Socorro Diógenes, Rose Nogueira e Dulce Maia entre outras. O espetáculo narra as torturas sofridas pelas ribeirão-pretanas Áurea Moretti, Maria Aparecida dos Santos e Madre Maurina Borges, no DOPS, na OBAN e no Presídio Tiradentes.