Ator e ex-bancário dá a receita de uma boa atuação

(Foto: ©Aquino José) “Teatro é um santo remédio para a timidez, acaba com o estresse, dá liberdade para pensar, agir e ver o mundo de outra forma.” É o que […]

(Foto: ©Aquino José)

“Teatro é um santo remédio para a timidez, acaba com o estresse, dá liberdade para pensar, agir e ver o mundo de outra forma.” É o que garante José Antônio Merenda, 55 anos, bancário aposentado da Caixa Econômica Federal, que atua nos palcos barretenses há 37 anos.

 Merenda participou da Federação de Teatro Amador do Vale do Rio Grande, da qual foi presidente em 1979. Nesse ano, com João Falcão, ele fundou o GTAAB – Grupo de Teatro Amor à Arte. Com mais de 50 peças encenadas, a comédia Os Três Gostosões, com três montagens diferentes, foi a mais marcante.

Membro da Academia Barretense de Cultura, Merenda tem o teatro no sangue. Seu tio, Humberto Bebilácqua, foi destaque do teatro amador, nos anos 1940. “Continuo no palco até quando Deus quiser” – diz Merenda, o Palhaço Campainha nas festas da cidade. Na Semana Santa, ele interpretou Pilatos, na Paixão de Cristo. O espetáculo foi apresentado no recinto Paulo de Lima Corrêa, onde ocorreram os primeiros rodeios em Barretos.