Governo Dilma emplaca 73% de aprovação popular

Dilma: com a bola toda (Foto: Roberto Stuckert Filho/Pr) Bebedouro – Dilma Rousseff inicia o mandato com o melhor índice entre os três últimos presidentes. Numa pesquisa do IBOPE encomendada […]

Dilma: com a bola toda (Foto: Roberto Stuckert Filho/Pr)

Bebedouro – Dilma Rousseff inicia o mandato com o melhor índice entre os três últimos presidentes. Numa pesquisa do IBOPE encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Governo Dilma é bom ou ótimo para 56% dos eleitores, regular para 27%, ruim ou péssimo para 5% e outros 12% não sabem ou não responderam a essa questão.

A maneira como a presidenta governa é aprovada por 73% dos eleitores. Dos entrevistados, 12% a desaprovam e 15% não sabem ou não responderam. A expectativa para a sua gestão é muito positiva: 68% acreditam que o governo dela será bom ou ótimo,  19% acham que será regular,  3% dizem que será ruim ou péssimo e 10% não opinam.

A confiança é maior entre os residentes nas Regiões Norte e Centro-Oeste, 80%, e entre os eleitores com renda familiar de até um salário mínimo, 82%. Nove áreas de atuação do governo foram avaliadas pelos entrevistados. O combate à fome e à pobreza recebeu 61% de aprovação, já a luta contra o desemprego teve 58% e são as áreas melhor avaliadas pelos eleitores.

Outros setores aprovados por mais da metade da população são meio ambiente e educação. Impostos e saúde registram os maiores índices de desaprovação, ambas as áreas com 53%. A política de segurança pública é desaprovada por 49% dos entrevistados.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de março de 2011. Cerca de 2.002 pessoas com idade a partir de 16 anos, responderam a entrevistas em 141 municípios do País.