Fundação atende 150 crianças em Monte Azul Paulista

A Jazzbrasil é uma Organização Não Governamental que ensina crianças a partir de sete anos

Flautas, sax, clarinetes: o Jazzbrasil é melodioso (Foto: Mauro Ramos)

Bebedouro – A Fundação Jazzbrasil é uma Organização Não Governamental (ONG) que atua no ensino musical gratuito em Monte Azul Paulista e Região Noroeste do Estado de São Paulo. Criada em 2003, ela atende 150 alunos em cursos de flauta-transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba, violino, viola, violoncelo, piano, coral infantil, coral adulto, violão, percussão e musicalização infantil.

Segundo Marco Alexandre Cruz, de 40 anos, o Marquinho, um dos coordenadores do projeto, além de professores e local de ensaios, “a Fundação Jazzbrasil fornece instrumentos musicais para os estudos diários de seus alunos.” O maestro Rafael Ricci, de 38 anos, informa que “a Fundação possui três professores no Projeto Guri, que trabalham exclusivamente com música, uma aluna estudante no Conservatório de Tatuí, em fase final de curso, e um aluno na Universidade Sagrado Coração, em Bauru, no curso de música.”

Em 2006, recebeu o título de Utilidade Pública Municipal da Câmara de Vereadores de Monte Azul e no o triênio 2010-2012 é Ponto de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Por intermédio de seus cursos, principalmente de Musicalização Infantil, e de suas apresentações públicas, a Fundação Jazzbrasil forma um novo público ouvinte, com crianças e adolescentes.

Também em 2006, a Fundação Jazzbrasil criou a Jazzbrasil Big Band, grupo musical profissional com alunos e professores da instituição que tem como repertório vários estilos musicais como samba, bossa nova, bolero, mambo, fox e jazz, entre outros. E em 2010 o grupo registra o primeiro DVD, gravado ao vivo na Praça Rio Branco, em Monte Azul Paulista.

Desde de 2007, ela faz parte do projeto Contribuinte Cidadão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA –, em que  empresas e pessoas físicas de Monte Azul Paulista deduzem do Imposto de Renda suas doações à instituição.

Em 2009, graças a uma parceria com a Secretaria de Educação de Monte Azul Paulista, a Fundação Jazzbrasil formou o Coro Infantil de 30 crianças, de sete a doze anos de idade. Outra parceria, esta com a Escola de Idiomas OC, fornece bolsas para os alunos da Fundação, em cursos de inglês e espanhol. Desde 2009, ela entrou para o rol de instituições beneficiadas pelo Poder Judiciário de Monte Azul Paulista.