Você está aqui: Página Inicial / Jornais / Condomínios fechados se espalham pelo interior e criam falsa sensação de segurança
Número 13, Agosto 2014
Condomínios fechados se espalham pelo interior e criam falsa sensação de segurança

Edição 13

Condomínios fechados se espalham pelo interior e criam falsa sensação de segurança

Condomínios fechados se espalham pelo interior e criam falsa sensação de segurança

Conta de água e esgoto vai aumentar; Projetos artísticos ganham espaço na estação ferroviária; Professor da Unesp é alvo de racismo; Nota Fiscal Paulista pode gerar prejuízos a contribuintes

A nova roupa do bom jornalismo

Neste mês, o jornal Brasil Atual completa cinco anos de vida. E o presente é todo seu, leitor e leitora, que nos acompanha nessa dura batalha da comunicação brasileira. Você tem em mãos um veículo de comunicação que acaba de passar por uma reforma gráfica, visando ampliar ainda mais a participação das comunidades em nosso processo de produção jornalística.

Como uma publicação séria, independente e crítica chegamos à conclusão de que é necessário nos reinventarmos. A velocidade e o dinamismo da Internet e das redes sociais se sobressaem enquanto meios de comunicação, entretanto, em nossa sociedade desigual, muitas pessoas ainda não possuem computadores, tablets ou smartphones. E mais: lá, nem tudo é jornalismo.

Com este novo produto, reafirmamos a importância do jornal impresso, feito por profissionais sérios, comprometidos com o tratamento e apuração da informação. Estamos seguindo a tendência mundial do jornalismo impresso – que, de certa forma, já praticamos nos últimos dois anos –, oferecendo a vocês um produto ainda mais analítico, capaz de repercutir e aprofundar o que já foi noticiado (em âmbito local, nacional e mundial).

Claro que não deixaremos de trazer reportagens inéditas e perfis de anônimos e famosos, duas de nossas principais modalidades. Não abriremos mão de fontes renomadas, mas também continuaremos a valorizar fontes comumente ignoradas por outros veículos: trabalhadores, sindicalistas, lideranças populares, ativistas sociais, artistas, empreendedores, estudantes, ou seja, gente como a gente.

O novo projeto gráfico do Brasil Atual, que continuará sendo publicado mensalmente e com distribuição gratuita, também dialoga com a rede mundial de computadores, apresentando novas seções e formatos próximos ao praticado no jornalimo online. Ademais, também pretendemos aprofundar a experiência em nossas redes sociais (Facebook, Twitter e e-mail), e agora também pelo aplicativo de celular WhatsApp.

A nossa missão fundamental é seguir construindo um canal de comunicação em defesa da democracia, que dê voz para todos e todas, e assegure os direitos constitucionais, impedindo qualquer afirmação de autoritarismo ou tirania em nossa sociedade. Portanto, leia, opine, critique, sugira, curta, compartilhe Brasil Atual, faça parte desta experiência jornalística comprometida com a construção da cidadania e com os Direitos Humanos.

Confira a edição completa em PDF:

 

Bauru_13_issuu by giovanni_giocondo