Você está aqui: Página Inicial / Internacional / 2009 / 05 / Uribe entra em semana decisiva para projeto de reeleição indefinida

Uribe entra em semana decisiva para projeto de reeleição indefinida

Projeto para autorizar terceiro mandato de presidente deve ser votado amanhã pelo Senado colombiano
por João Peres, da RBA publicado , última modificação 18/05/2009 12h12
Projeto para autorizar terceiro mandato de presidente deve ser votado amanhã pelo Senado colombiano

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, deu a entender que pode ser a favor do terceiro mandato seguido. Para isso, precisa que o projeto de reeleição indefinida seja aprovado no Senado, o que pode ocorrer nesta terça-feira (19).

Em entrevista a revista País Semanal, o presidente afirmou que estão “erradicando a violência que tantos danos fez a Colômbia, mas falta um pouco. Por isso, minha única campanha é pelo prolongamento do tempo de segurança com valores democráticos”. Reconhecendo que o país tem bons líderes, inclusive integrantes da coalizão de governo dele, Uribe apontou que sua intenção é prolongar as atuais políticas tendo em conta os ajustes que devem ser feitos. “Eu pertenço a uma geração que não viveu um dia completo de paz, que assistiu ao empobrecimento do país. Gostaria, para as novas gerações, que estas políticas que começaram a implementar-se em 2002 possam prolongar-se”, reiterou.

O presidente acusou os líderes anteriores por criarem na população um sentimento de aceitação da violência: “como não se enfrentava a violência, a sociedade se sentia indefesa. Então, não se organizava uma reação cidadã contra a violência. Não porque não a sentiam, mas porque os líderes não orientavam”. 

registrado em: