Uribe entra em semana decisiva para projeto de reeleição indefinida

Projeto para autorizar terceiro mandato de presidente deve ser votado amanhã pelo Senado colombiano

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, deu a entender que pode ser a favor do terceiro mandato seguido. Para isso, precisa que o projeto de reeleição indefinida seja aprovado no Senado, o que pode ocorrer nesta terça-feira (19).

Em entrevista a revista País Semanal, o presidente afirmou que estão “erradicando a violência que tantos danos fez a Colômbia, mas falta um pouco. Por isso, minha única campanha é pelo prolongamento do tempo de segurança com valores democráticos”. Reconhecendo que o país tem bons líderes, inclusive integrantes da coalizão de governo dele, Uribe apontou que sua intenção é prolongar as atuais políticas tendo em conta os ajustes que devem ser feitos. “Eu pertenço a uma geração que não viveu um dia completo de paz, que assistiu ao empobrecimento do país. Gostaria, para as novas gerações, que estas políticas que começaram a implementar-se em 2002 possam prolongar-se”, reiterou.

O presidente acusou os líderes anteriores por criarem na população um sentimento de aceitação da violência: “como não se enfrentava a violência, a sociedade se sentia indefesa. Então, não se organizava uma reação cidadã contra a violência. Não porque não a sentiam, mas porque os líderes não orientavam”. 

Leia também

Últimas notícias