Blatter elogia Lula por discurso em Copenhague

Copenhague – O presidente da Fifa, Joseph Blatter, elogiou na sexta-feira (2) o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa da candidatura do Rio para ser sede […]

Copenhague – O presidente da Fifa, Joseph Blatter, elogiou na sexta-feira (2) o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa da candidatura do Rio para ser sede das Olimpíadas de 2016.

Lula foi um dos principais oradores da apresentação brasileira na assembleia do Comitê Olímpico Internacional (COI) que escolherá a cidade-sede em votação ainda na sexta-feira.

“Eu disse ao presidente (Lula), a quem conheço muito bem e há muito tempo, que seu discurso me tocou fortemente,” disse Blatter, que também é membro do COI com direito a voto, em entrevista à Reuters.

“É isso que eu tenho defendido: deveríamos ter uma espécie de sistema de rodízio também com os Jogos Olímpicos,” afirmou Blatter.

O Rio disputa a indicação com Chicago, Madri e Tóquio. O dia começou com a apresentação de Chicago, que incluiu um discurso do presidente norte-americano, Barack Obama. Em seguida ocorreram as apresentações de Tóquio e Rio.

Lula e Blatter se abraçaram e mantiveram uma conversa rápida e calorosa depois da apresentação carioca, quando ambos se encontraram por acaso fora do plenário.
“Eu fiquei muito feliz por vê-lo e lhe disse que foi um ótimo discurso,” disse Blatter.

A Fifa adotou nos últimos anos um sistema de rodízio entre os continentes para a realização da Copa do Mundo. Já o COI não adota esse critério, e nunca realizou Olimpíadas na África nem na América do Sul.

Em seu discurso, Lula disse que, entre as dez maiores economias do mundo, o Brasil é o único país que nunca realizou uma Olimpíada.

“Está na hora de corrigir esse desequilíbrio”, afirmou.

A Fifa realizará em 2010 sua primeira Copa na África –mais precisamente na África do Sul. Em 2014, o torneio será no Brasil.

Leia também

Últimas notícias