Brilhante

Rebeca Andrade faz história e conquista ouro e prata no Mundial de ginástica

Campeã no salto e vice nas barras, a atleta é a primeira brasileira com duas medalhas na mesma edição do torneio. Neste domingo, ela completou sua participação

CBG/Divulgação
CBG/Divulgação
Rebeca Andrade e a medalha de ouro que conquistou com sobra na final do salto. Ela também conquistou a prata em final equilibradíssima nas paralelas

São Paulo – A medalhista olímpica Rebeca Andrade conquistou neste sábado (23) o título de campeã do salto no Campeonato Mundial de Ginástica Artística, disputado em Kitakyushu, no Japão. Ela já havia sido medalha de prata das barras assimétricas. Com o resultado, a atleta é a primeira ginasta do país a conquistar duas medalhas em uma única edição da competição.

Na final do salto, Rebeca confirmou o favoritismo e venceu com sobras a segunda colocada, a italiana Asia D’Amato. A russa Angelina Melnikova completou o pódio. Já nas barras assimétricas, ela ficou atrás da chinesa Wei Xiaoyuan.

“Estou muito feliz com esse resultado. As duas medalhas são bem importantes. Depois da Olimpíada, eu tinha que controlar o que estava sentindo, e consegui. Trabalho com muita força, vontade, garra. Faço tudo com amor e alegria. Tudo o que você faz assim dá certo”, festejou a ginasta após a conquista.

Neste domingo (24), a paulista de 22 anos fechou sua participação no torneio disputando a decisão da trave, e terminou em sexto lugar. Outro brasileiro, Caio Souza, ficou em sétimo na final das barras paralelas, realizada na manhã de hoje.

Com sua performance em Kitakyushu, Rebeca Andrade junta-se a Daiane dos Santos, Daniele e Diego Hypolito, Arthur Zanetti e Arthur Nory, todos medalhistas brasileiros em Mundiais de ginástica. Nas recentes Olimpíadas de Tóquio, ela já havia feito história, ao ganhar medalha de prata no individual geral e de ouro na prova de salto da ginástica artística. As duas medalhas foram as primeiras da ginástica feminina do Brasil em Jogos Olímpicos.

Leia também

Rebeca Andrade finaliza sua prova final das assimétricas, em que ficou com o segundo lugar do pódio (Foto: CBG/Divulgação)