Sonho dourado

Natação brasileira busca primeiras medalhas nas Paralimpíadas de Tóquio

Modalidade é a segunda que mais conquistou medalhas em Jogos Paralímpicos, atrás somente do atletismo. O recordista Daniel Dias, Phelipe Rodrigues e Gabriel Bandeira são a esperança do país no primeiro dia de competiçõe

Ale Cabral/CPB
Ale Cabral/CPB
Gabriel Bandeira treina na piscina oficial de competição no Tokyo Aquatics Center

São Paulo – A natação é a segunda modalidade com mais representantes brasileiros nas Paralimpíadas de Tóquio, e é também a segunda que mais conquistou medalhas na história dos Jogos para o Brasil, atrás somente do atletismo. E logo na primeira noite de competições, as chances de medalha são grandes.

O maior medalhista brasileiro da história dos Jogos Paralímpicos, Daniel Dias, disputa às 21h as eliminatórias dos 200 metros livres da classe S5, de atletas com limitações físico-motoras. Lenda do esporte, ele tem 24 medalhas, sendo 14 de ouro, sete de prata e três de bronze. Esta deve ser a última edição paralímpica disputada pelo atleta, de 33 anos.

Destaque da preparação brasileira, Gabriel Bandeira, de 21 anos, cai na piscina também na programação que se inicia na noite desta terça para a prova classificatória dos 100 metros borboleta da categoria S14, para atletas com deficiência intelectual. Ele disputou sua primeira competição nacional somente em fevereiro de 2020, quando subiu ao pódio e já conquistou índice para as Paralimpíadas de Tóquio.

Em maio deste ano, Gabriel Bandeira disputou o Campeonato Europeu de Natação Paralímpica, competição que não foi restrita somente aos países do continente. No evento, venceu seis provas: os 100 metros livres (prova na qual ficou a 8 centésimos do recorde mundial) e os 200; os 100 metros borboleta, costas, e peito, e os 200 medley.

A terceira chance brasileira vem com Phelipe Rodrigues, que disputa nesta noite as eliminatórias dos 50 metros S10, categoria de esportistas com deficiências mínimas. O atleta de 31 anos já conquistou sete medalhas paralímpicas, cinco de prata e duas de bronze.

Caso os brasileiros se classifiquem para a final, disputam as finais na programação que se inicia às 5h desta quarta (25).

A natação brasileira nas Paralimpíadas

O Brasil já conquistou 102 medalhas na natação em Jogos Paralímpicos, sendo 32 de ouro, 34 de prata e 36 de bronze.

Leia também:

Paralimpíadas: goalball, modalidade de 75 anos, estreia nesta terça


Leia também


Últimas notícias