Ginástica artística

Simone Biles inicia busca por recordes em Tóquio

Em Tóquio, ginasta dos Estados Unidos pode se tornar a atleta mais vitoriosa em eventos olímpicos e campeonatos mundiais. Em 2021, ela se tornou a primeira mulher negra a executar um salto novo na modalidade

Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br
Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br
Simone Biles (Estados Unidos). Medalha de ouro no individual geral masculino do Mundial de Ginástica Artística Doha 2018, no Qatar. Local: Aspire Dome, em Doha. Data: 01.11.2018. Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

São Paulo – Uma das modalidades que mais atrai atenções em Jogos Olímpicos inicia suas disputas classificatórias na madrugada deste domingo (25). A partir das 3h10, o mundo volta os olhos para o Centro de Ginástica Ariake, em Tóquio, onde a estrela principal deve ser a detentora de quatro ouros em Olimpíadas e de 19 outras medalhas douradas em campeonatos mundiais Simone Biles.

Logo na apresentação para a imprensa no Japão, na quinta-feira (22), a ginasta estadunidense mostrou a que veio. Ela realizou o Yurchenko duplo mortal carpado, exercício considerado o mais difícil na modalidade, no salto sobre o cavalo. Movimento criado pela russa Natalia Yurchenko na década de 1980, ele normalmente para em um único giro, mas Biles elevou o grau de dificuldade ao acrescentar um segundo giro.

O movimento foi realizado pela primeira vez por ela em 23 de maio, durante a competição US Classic Gymnastics 2021, no Centro de Convenções Indiana, em Indianópolis, nos Estados Unidos. Na ocasião, ela se tornou a primeira mulher negra a executar um salto novo na ginástica artística. Confira abaixo o momento.

Fenômeno do esporte, Simone Biles ganhou nesta semana um emoji próprio do Twitter, tornando-se a primeira mulher e também a primeira atleta olímpica a receber a homenagem. Trata-se de um ícone de uma cabra vestida com uniforme esportivo e uma medalha de ouro, utilizando o jogo de palavras com o termo “goat”, que nomeia o animal em inglês e também é a sigla de “Greatest of all time” (maior de todos os tempos). Antes dela, apenas os atletas do futebol americano Tom Brady e Patrick Mahomes haviam sido homenageados desta forma.

Com 30 medalhas em eventos internacionais, Biles é a terceira ginasta mais condecorada da história da modalidade, atrás somente de Vitaly Scherbo (33) e Larisa Latynina (32). Em Tóquio, ela também pode se tornar a primeira mulher a ganhar títulos olímpicos consecutivos desde Vera Caslavska, que conseguiu a façanha em 1964 e 1968. Com mais duas medalhas no Japão, ela empata com Shannon Miller como a ginasta mais vitoriosa dos Estados Unidos em Jogos Olímpicos.

Luta contra o racismo

Em julho do ano passado, em uma entrevista ao Today Show, Biles falou sobre sua primeira experiência com o racismo no esporte, aos 16 anos.
“Eu realmente não percebi o racismo até 2013”, disse Biles.

“Eu estava em um campeonato mundial, e o que virou notícia foi outra ginasta dizendo que se pintássemos nossa pele de preto talvez todas ganharíamos porque eu a venci na disputa pela medalha, e ela ficou chateada”, contou. Ela faz referência à ginasta italiana Carlotta Ferlito, que fez o comentário a um membro de sua equipe após Biles conquistar o bronze no Campeonato Mundial de 2013 em Antuérpia, na Bélgica.

“Fora isso, acontece todos os dias”, disse Biles. “E eu sinto que todo atleta negro pode dizer que experimentou isso ao longo de sua carreira, mas nós temos que seguir em frente pelos pequenos que olham para nós.”

Em entrevista à revista Vogue, em agosto do ano passado, Biles também falou sobre os protestos do Black Lives Matter que se espalharam pelo mundo: “Precisamos de mudança. Precisamos de justiça para a comunidade negra”, apontou.

Quando ver Simone Biles em Tóquio

Além das classificatórias deste domingo, Biles, confirmando o favoritismo e passando às finais da modalidade, poderá ser vista na terça-feira (27), na final por equipes. As estadunidenses buscam a terceira medalha de ouro seguida nos Jogos, algo nunca visto desde que a União Soviética venceu oito consecutivas entre 1952 e 1980.

Na quinta-feira (29), será a vez da final geral feminina. Entre 1º e 3 de agosto, serão realizadas as disputas por medalhas nas provas de aparelhos.