Bom começo

Seleção feminina de futebol do Brasil estreia com 5 a 0 sobre a China. Marta faz dois

Seleção abriu 2 a 0 no primeiro tempo e passou a ser pressionada pela China. Mas conseguiu segurar e ampliar. Time volta a campo no sábado contra Holanda

Sam Robles/CBF
Sam Robles/CBF
Jogadoras comemoram gol de Debinha, o segundo do Brasil contra a China

São Paulo – A seleção feminina de futebol do Brasil estreou com goleada, vencendo a China por 5 a 0 na manhã desta quarta-feira (21). Marta, aos 8 minutos, e Debinha, aos 21, marcaram no primeiro tempo. No segundo, Marta fez o terceiro aos 28 do segundo tempo, quando a seleção chinesa começa a pressionar e já havia carimbado a trave e exigido boas defesas da goleira Bárbara. A partir daí o time brasileiro tranquilizou a partida e ampliou com Andressa, de pênalti, aos 36 minutos, e Bia Zaneratto, aos 43.

Marta, em sua quinta participação olímpica, chegou aos 12 gols pela seleção feminina de futebol. A artilheira do Brasil na competição, Cristiane, com 14 gols, não foi convocada para os Jogos de Tóquio 2021. A próxima partida das meninas do Brasil será contra Holanda, no sábado (24), às 8h. A Holanda enfrenta a seleção da Zâmbia agora, também pelo grupo F. A seleção masculina estreia nesta quinta, contra a Alemanha, às 8h.

Nos outros jogos do futebol feminino na manhã de hoje, a Grã-Bretanha venceu o Chile por 2 a 0 pelo grupo E, enquanto a Suécia venceu a forte seleção dos Estados Unidos por 3 a 0.

A seleção brasileira feminina de futebol levou ao Japão 11 jogadoras que atuam no Brasil e 11 que jogam na Europa. Das convocadas, nove participam pela primeira vez de uma Olimpíada.

O jornalista André Rossi comenta os destaques das olimpíadas toda manhã, diariamente no jornal da Rádio Brasil Atual. Acompanhe.

Como foi

China: Peng Shimeng; Luo Guiping, Wang Xiadxue, Li Qingtong e Li Mengwen; Yang Lina, Wang Yan (Wurigumula, aos 32/1ºT), Miao Siwen (Liu Jing, aos 38/2ºT), Wang Shuang e Zhang Xin; Wang Shanshan. Técnico: Jia Xiuquan.

Brasil: Bárbara; Bruna Benites, Érika, Rafaelle e Tamires; Formiga (Julia, aos 27/2ºT), Andressinha, Duda (Andressa Alves, aos 13/2ºT) e Marta (Ludmila, aos 38/2ºT); Bia Zaneratto e Debinha. Técnica: Pia Sundhage.

Gols: Marta, aos 8/1ºT, Debinha, aos 21/1ºT, Marta, aos 28/2ºT, Andressa Alves, aos 36/2ºT, Bia Zaneratto, aos 43/2ºT.