Jogos de Tóquio

Olimpíadas: Rebeca Andrade disputa medalha neste domingo

Após ganhar a primeira medalha olímpica da ginástica artística feminina na história, ela tem a oportunidade de subir ao pódio mais uma vez na final do salto

Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br
Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br
Rebeca Andrade no Mundial de Doha, em 2018. Ginasta pode continuar fazendo história nos Jogos de Tóquio

São Paulo – Neste domingo (1º), a partir de 5h52, horário de Brasília, Rebeca Andrade, que já fez história em Tóquio ao ganhar a primeira medalha olímpica da ginástica artística feminina, tem a oportunidade de subir ao pódio mais uma vez na final do salto.

A prova não vai ter Simone Biles, que se classificou à final com a primeira colocação, média nos dois saltos de 15.183. O melhor salto da estadunidense, com nota de 15.400, chegou a ser igualado por Rebeca Andrade, mas na média a brasileira ficou com 15.100. Também dos Estados Unidos, Jade Carey foi a segunda melhor, com 15.166.

Rebeca Andrade tem três ouros em Mundiais na prova de salto. Nos Jogos do Rio de 2016, a vencedora da prova foi Simone Biles, seguida por Maria Paseka e Guiulia Steingruber. Nenhuma das três medalhistas da última edição estará presente na final em Tóquio.

Na disputa por aparelhos, os oito melhores ginastas na fase de classificação, com no máximo dois atletas por país, vão às finais. Neste domingo, serão disputadas as modalidades solo e cavalo com alças, no masculino, e salto e barras assimétricas, no feminino. As contagens de pontos da fase de classificação não valem nesta fase.

Leia mais:

Olimpíadas: as três mulheres mais rápidas do mundo são da Jamaica

Quem será o sucessor de Usain Bolt nos 100 metros rasos?

Da glória nas Olimpíadas a um campo de refugiados: a vida do ugandês John Akii Bua

O Brasil na ginástica artística

Após a participação na final do salto, a ginasta Rebeca Andrade volta na segunda-feira (2) a uma disputa de medalha no solo, com sua apresentação que combina Bach com Baile de Favela. Arthur Zanetti, no mesmo dia, vai tentar sua terceira medalha nas argolas e Caio Souza disputa o salto.

No dia seguinte, terça-feira, Flávia Saraiva vai em busca de uma medalha na trave.