Bola rolando

No país da pandemia, o futebol também não vai parar

Apesar de recomendação em contrário do MP, governo paulista manteve campeonato estadual de futebol. CBF afirma garantir segurança de seus torneios

Divulgação
Divulgação
CBF divulgou relatório apontando quase 90 mil testes, com 2,2% de resultados positivos

São Paulo – O campeonato paulista de futebol não será interrompido durante a pandemia, ao contrário do que se especulou ontem. Da mesma forma, a Copa do Brasil está mantida. “A posição da CBF, federações e clubes é de que o calendário deve ser mantido como contribuição do futebol no combate à pandemia. As partidas da Copa do Brasil estão mantidas. Se houver estado ou cidade que não podem receber jogos, há uma decisão do ano anterior que elas seriam realocadas para outras cidades ou estados”, disse nesta quarta (10) o secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldman.

Avanço da pandemia deve interromper jogos do campeonato paulista. Federação é contra

A entidade divulgou relatório no qual afirma que, de agosto para cá, 367 equipes participaram de competições da CBF, em um total de 2.423 partidas. Foram realizados testes de covid-19 em 112 municípios, nas 27 unidades da federação: 89.052 testes PCR, sendo 12.237 atletas. E só 2,2% deram positivo, afirma a CBF.

Medidas de isolamento

Em São Paulo, o Ministério Púbico havia recomendado a suspensão do campeonato durante a fase vermelha, mais restritiva. “Estamos trabalhando em como viabilizar medidas que podem de fato aumentar o nível de isolamento social. O que precisamos é reduzir o contato entre as pessoas. Isso se faz ficando em casa. Já tivemos resultado positivo nos primeiros dias de fase vermelha”, afirmou o coordenador do Centro de Contingência de Combate à Covid, Paulo Menezes, de acordo com o portal G1. “Elas (outras ações) podem fazer parte de uma série de medidas que vão se somar ao que já temos hoje. Se for necessário, o governador vai anunciar assim que for conveniente.”

A próxima rodada do campeonato paulista, a quarta, começa no sábado (13) e vai até segunda-feira (15). Serão oito jogos no total. Já a Copa do Brasil tem algumas partidas sendo disputadas hoje, pela primeira fase.