Futebol

Como fica o Campeonato Brasileiro de 2019. E as Séries B e C

São Paulo e Rio continuam como os estados mais representados na primeira divisão; Segundona é mais 'paulista' e o Nordeste domina a Terceira Divisão

Williams Aguiar/Sport Club do Recife

Sport e Paraná Clube vão disputar a Série B em 2019

São Paulo – Com a definição dos rebaixados na última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2018, já é possível saber como serão as Séries A e B de 2019.

Em termos de representação, o Nordeste continua com quatro clubes na elite, já que Ceará e Bahia asseguraram sua permanência, mas Pernambuco fica sem times na Série A. Os cearenses poderão ver o principal clássico do estado na primeira divisão desde 1993, último ano em que houve uma disputa entre Ceará e Fortaleza no torneio. No final da competição, ambos foram rebaixados.

Alagoas também passa a ter um time entre os principais do país. A última vez que houve um representante do estado na primeira divisão foi em 1987, quando o próprio CSA disputou o Módulo Amarelo da Copa União. Consegue também uma façanha inédita: é a primeira vez que um time consegue três acessos em nível nacional em três anos consecutivos.

São Paulo e Rio de Janeiro continuam como os estados mais representados, quatro cada um. Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais terão dois representantes cada. Bahia, Paraná e Alagoas têm um clube cada. O Centro-Oeste volta a ter um clube na elite com o retorno do Goiás.

Uma Série B paulista e uma Série C nordestina

São Paulo era o estado com mais representantes na segunda divisão em 2018, quatro equipes. a que chegou mais perto do acesso foi a Ponte Preta, que terminou a competição em quinto lugar, com o mesmo número de pontos do Goiás, mas perdendo nos critérios de desempate. Na outra ponta, o Oeste, de Itápolis, quase caiu, mas acabou na 16ª posição. Em 2019, serão mais dois times do estado, pois Bragantino e Botafogo de Ribeirão Preto conseguiram subir da Série C.

O Paraná é o segundo estado com mais clubes, quatro: Coritiba, Paraná Clube, Londrina e Operário de Ponta Grossa, vindo em seguida Santa Catarina, com dois, Figueirense e Criciúma; e Goiás, com Atlético e Vila Nova. O Rio Grande do Sul tem o Brasil de Pelotas e Minas tem o América. O Nordeste conta com Vitória, Sport e CRB e o representante solitário do Centro-Oeste é Cuiabá.

Por conta da distribuição geográfica, ainda não se sabe como vai ser organizada a Série C em 2019. Isso porque em 2018 a fórmula obedecia o critério de divisão de dois grupos com dez clubes cada uma, seguindo-se quartas-de-final até a decisão. No total, eram 10 times do Norte/Nordeste e outros 10 times das regiões Sul/Sudeste/Centro-Oeste.

Nenhum clube do Norte/Nordeste subiu da Série C para a B, e caíram Sampaio Corrêa e Paysandu, único clube da região Norte na Série B de 2018. Da Série D subiram três nordestinos, Treze, Imperatriz e Ferroviário.

Leia também

Últimas notícias