duelo ibérico

Portugal x Espanha: confira quatro jogos marcantes entre as duas seleções

Com ampla vantagem nos duelos diretos, espanhóis já eliminaram os portugueses na Copa de 2010 e na Eurocopa de 2012

RFEF.ES/FPF.PT

Duelo de hoje, às 15h, será também o encontro do craque espanhol Iniesta com o atacante português Cristiano Ronaldo

São Paulo – A primeira rodada do grupo B da Copa do Mundo da Rússia terá também o confronto mais aguardado de toda a primeira fase da competição, com o jogo entre Portugal e Espanha, nesta sexta-feira (15), às 15h (horário de Brasília), na cidade de Sochi. Será também o encontro do atacante português Cristiano Ronaldo com grande parte de seus companheiros do Real Madrid.

Os espanhóis levam ampla vantagem nos confrontos diretos. Em 35 partidas disputadas, entre amistosos e jogos oficiais, venceram 16, contra apenas cinco triunfos portugueses e 12 empates. 

Esta não será a primeira disputa entre as duas seleções durante o Mundial. Em 2010, na África do Sul, a criatividade da Espanha venceu a defesa de Portugal, por 1 a 0, nas oitavas de final. David Villa marcou o gol da classificação. Naquela edição, a Espanha sagrou-se campeã, batendo a Holanda na final, pelo mesmo placar.

Outro jogo que traz boas recordações para os espanhóis foi a disputa da semifinal da Eurocopa de 2012, na Ucrânia. Após um empate sem gols no tempo normal, a Fúria levou a melhor nas disputas de pênaltis, por 4 a 2. Na final, a Espanha venceu a Alemanha por 4 a 0 e sagrou-se bicampeã da competição, a única a conquistar este feito.

Por outro lado, na Euro de 2004, disputada em território português, a seleção de Portugal, comandada por Figo e Deco, venceu a dos espanhóis, na fase de grupos do torneio, por 1 a 0, gol marcado por Nuno Gomes. A vitória fez com que a Espanha fosse eliminada ainda na fase inicial. A eliminação da Espanha abriu espaço para a Grécia, que chegou à final e enfrentou a própria seleção anfitriã. Porém, em Lisboa, Portugal acabou derrotada por 1 a 0, considerado um dos maiores vexames de sua história.

Mais um duelo ibérico histórico foi realizado pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1950, no Brasil. Nos dois jogos disputados em abril daquele ano, a Espanha conquistou a classificação. No jogo de ida, em Madrid, vitória por 5 a 1. Depois, em Lisboa, Portugal não reverteu o placar e empatou em 2 a 2. No Mundial, os espanhóis ficaram em quarto lugar e o Uruguai foi o campeão.

 

Leia também

Últimas notícias