Bola rolando

Começa neste sábado o ‘imprevisível’ Brasileirão de 2017

Competição tem histórico de equilíbrio e costuma “derrubar” comentaristas e pretensos especialistas. Faça suas apostas

Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Corinthians, atual campeão paulista, estreia no sábado pelo Brasileirão

São Paulo – Flamengo e Atlético-MG abrem a Série A do Campeonato Brasileiro de 2017 neste sábado (13), no Maracanã. Quem também estreia hoje é o Corinthians, que enfrenta a Chapecoense às 19h na Arena Corinthians. Os demais jogos serão disputados no domingo, exceção de Coritiba-PR e Atlético-GO, que duelam no Couto Pereira, na capital paranaense, às 20h da segunda-feira (15).

Considerado um dos mais equilibrados campeonatos nacionais do planeta, o Brasileirão costuma surpreender mesmo os ditos especialistas que se arriscam a fazer previsões antes do início da competição. No ano passado, por exemplo, muitos apostavam no Corinthians como um dos principais favoritos ao título, mas a equipe não chegou sequer à zona de classificação da Libertadores – que foi ampliada para seis vagas no meio do campeonato –, terminando em 7º lugar. Já o Botafogo, que boa parte da mídia esportiva apontava como candidato ao rebaixamento, chegou ao 5º posto, garantindo posteriormente um lugar na fase de grupos da principal competição sul-americana.

Além da equivalência habitual entra boa parte das equipes, o Brasileiro deste ano tem outra diferença em relação às edições anteriores. Os campeonatos que são disputados paralelamente serão mais longos em 2017, sendo decididos somente na parte final do segundo semestre. A Copa do Brasil tem sua decisão prevista para outubro, a Copa Sul-americana para dezembro, e a Libertadores será decidida no fim de novembro.

Eliminado da Copa Sul-americana e da Copa do Brasil, o São Paulo, que vive um momento conturbado, pode se aproveitar do fato de ter mais tempo para treinar e descansar entre as partidas. Já equipes tidas como favoritas ao título como o atual campeão Palmeiras, o Flamengo e o Atlético-MG terão períodos com excesso de jogos caso avancem nas competições que disputam. Mesmo caso do Santos, que ainda não reencontrou o bom futebol de 2016.

Mesmo antes de começar, o campeonato já gera polêmica. Oengenheiro Horácio Nelson Wendel, que já ajudou a elaborar a tabela do Brasileirão de 2003, avalia que a sequência das rodadas programada para este ano ajuda principalmente o Flamengo. Ele baseia sua tese no fato de a equipe ter períodos maiores em que não viaja, o que não acontece com outros clubes, gerando um desgaste menor. No caso do clube carioca, a equipe joga cinco vezes em sequência na cidade do Rio de Janeiro entre as rodadas 21 e 25, três vezes seguidas também no Rio ente a 7ª e a 9ª rodada e outras três na cidade nas rodadas 11 a 13.

 Confira abaixo os jogos da primeira rodada do campeonato:

 

Sábado (13/05)

16h – Flamengo x Atlético-MG

19h – Corinthians x Chapecoense

 

Domingo (14/05)

11h – Fluminense x Santos

16h – Palmeiras x Vasco

16h – Cruzeiro x São Paulo

16h – Ponte Preta x Sport

16h – Avaí x Vitória

16h – Bahia x Atlético-PR

19h – Grêmio x Botafogo

 

Segunda-feira (15/05)

20h – Coritiba x Atlético-GO

 

Leia também

Últimas notícias