Na mira da Receita

Com Cristiano Ronaldo denunciado por fraude fiscal, Portugal estreia na Copa das Confederações

Seleção campeã da Eurocopa enfrenta o México neste domingo (18), ao meio-dia. Craque tem problemas com o fisco espanhol e pode sair do Real Madrid

Chensiyuan/Wikimedia Commons

O técnico de Portugal, Fernando Santos, diz “colocar as mãos no fogo” por Cristiano Ronaldo

São Paulo – A seleção de Portugal entra em campo às 12h deste domingo, na Arena Kazan, para enfrentar o México em sua estreia na Copa das Confederações. Campeã da Eurocopa em 2016, a equipe lusitana inicia a busca por mais um título inédito contra o México, que participa pela sétima vez do torneio, com um título conquistado em 1999.

Com a Alemanha enviando um time B para a competição, os portugueses se tornam os principais favoritos ao título. Mas nem tudo é paz no selecionado europeu. Seu principal craque e também o maior astro da Copa, Cristiano Ronaldo, enfrenta problemas com a Receita da Espanha e já estaria negociando com outros dois clubes para deixar o país e sua equipe, o Real Madrid.

A procuradoria provincial da capital espanhola acusa o atacante de ter cometido quatro delitos contra o fisco do país entre 2011 e 2014, totalizando uma fraude tributária que chegaria na casa dos 14,7 milhões de euros. De acordo com a denúncia, ele teria feito uso de uma rede de sociedades criada em 2010, de forma “consciente” e “voluntária”, para ocultar rendimentos provenientes dos direitos de imagem.

Tal situação teria feito com que Cristiano Ronaldo tomasse uma decisão drástica: a de sair do Real Madrid e da Espanha, de acordo com o jornal português A Bola. Outro diário, o espanhol Marca, publicação próxima ao Real Madrid, afirmou que a decisão do atacante estaria tomada.

Contudo, os custos envolvendo uma transferência do atleta, quatro vezes eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo, são altíssimos, podendo chegar a 200 milhões de euros, algo próximo a 736 milhões de reais. Os clubes dispostos a bancar essa quantia seriam o Manchester United e o Paris Saint-Germain, que já estariam negociando com o estafe do atacante.

Enquanto isso, o técnico da seleção portuguesa, Fernando Santos, garantiu publicamente seu apoio ao craque. “Conheço-o há muito tempo, fui o último treinador dele em Portugal e ponho as minhas mãos no fogo por ele. É algo que raramente faço, mas ponho as mãos no fogo pelo caráter e idoneidade do senhor Cristiano, quer como homem, quer como atleta”, disse o técnico em entrevista coletiva neste sábado (17).

Leia também

Últimas notícias