nesta quarta

Brasileiros x argentinos: Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras estreiam na Libertadores

Duelo entre as equipes dos dois países marca a continuação da primeira rodada da competição sul-americana

Flamengo / divulgação

Alex Muralha, do Flamengo, treina no Maracanã, palco da estreia do clube na Libertadores

São Paulo – Depois de Atlético-PR e Chapecoense, que nesta terça-feira (7) estrearam respectivamente com empate e vitória na fase de grupos da Libertadores, chegou a hora de mais três clubes brasileiros fazerem sua primeira partida. Coincidentemente, todos enfrentarão times argentinos.

O primeiro a entrar em campo é o Atlético-MG, às 19h30. A equipe de Roger Machado vai a Mendoza enfrentar o Godoy Cruz, em jogo válido pelo grupo 6 da competição. Junto com Palmeiras e Grêmio, o Galo é um dos três brasileiros que disputou a última edição da Libertadores, em 2016, sendo também o último campeão do país, título obtido em 2013.

Sem a mesma tradição em torneios sul-americanos que outros clubes argentinos, o Godoy Cruz ainda está de férias, em função da crise vivida pelo futebol local. Sua última partida oficial foi disputada em 16 de dezembro de 2016, quando foi derrotado pelo Gimnasia y Esgrima, de La Plata, em Mendoza. A equipe participa agora pela terceira vez de uma edição da Libertadores, tendo caído na primeira fase nas duas participações anteriores, em 2011 e 2012.

Quem também enfrenta um time argentino menos acostumado a grandes conquistas é o Palmeiras. O Verdão joga contra o Atlético Tucumán no estádio Monumental José Fierro, um local que nada tem a ver com as modernas arenas, contando com arquibancadas de cimento e a torcida bem próxima do gramado. A pressão do torcedor, aliás, foi fundamental para que a equipe chegasse até a fase de grupos em sua primeira competição internacional, superando o El Nacional, do Equador, e o Junior Barranquilla, da Colômbia.

Se o adversário estreia no torneio este ano, o Palmeiras vai para sua 17ª participação na Libertadores. Nesse quesito, no Brasil, ele está abaixo somente do São Paulo, que já jogou 18 vezes a competição mas está fora da edição deste ano. A equipe palestrina tenta apagar a má impressão deixada no ano passado, quando não passou da fase de grupos pela primeira vez desde 1979. Contando com reforços e com um clima menos instável do que no início de 2016, o clube paulista ostenta o segundo elenco mais caro do torneio, de acordo com o site Transfermarkt, ficando atrás apenas do Atlético-MG.

Embora tenha levantado a taça de campeão em 1981, conquistando no mesmo ano o Mundial Interclubes, o Flamengo também tenta apagar um retrospecto recente negativo no torneio. De suas 12 participações, o Rubro-negro caiu na fase de grupos em quatro delas, incluindo suas duas últimas campanhas, em 2012 e 2014. Além do título, a equipe chegou a semifinal em 1982 e 1984, não ultrapassando, depois disso, a etapa de quartas de final, história que o atual quarto elenco mais caro do campeonato tenta mudar.

Na partida de abertura, válida pelo grupo 4, o mesmo do Atlético-PR, os cariocas vão enfrentar o San Lorenzo, que recentemente ficou conhecido por ser o “time do Papa”, já que tem entre seus torcedores ilustres o pontífice Francisco. Mas a equipe é muito mais que isso. Já conquistou uma Libertadores (2014), uma Sul-Americana (2002) e uma Copa Mercosul (2001), com 15 campeonatos nacionais. Dos três argentinos que duelam contra brasileiros hoje, é o mais forte em termos de história, sendo ainda o atual vice-campeão do país.

 

Leia também

Últimas notícias