atuação apagada

Seleção olímpica de futebol masculino decepciona na estreia com empate sem gols

Com um jogador a mais durante um terço da partida, Brasil fica no 0 a 0 contra a África do Sul no estádio Mané Garrincha, em Brasilia. Torcida vaia

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Neymar chamou a responsabilidade, mas teve dificuldade no passe durante o jogo no estádio Mané Garrincha

São Paulo – A seleção brasileira começou de forma tímida sua participação nos Jogos Olímpicos. O frustrante empate sem gols com a África do Sul até teve momentos de perigo, mas sem eficácia do ataque. O principal nome do time, Neymar, chamou a responsabilidade, mas teve dificuldade com o passe. Gabriel Jesus ficou sumido e os lances de perigo foram neutralizados por grande atuação do goleiro Itumeleng Khune. Incomodada com a fraca atuação, a torcida vaiou a equipe ao fim do jogo.

O resultado ficou ainda mais decepcionante no estádio Mané Garrincha, em Brasília, já que o Brasil jogou desde o início do segundo tempo com um a mais – o sul-africano Mavla foi expulso após cometer falta dura. Mais cedo, no mesmo campo, a Dinamarca também ficou no 0 a 0 contra a seleção do Iraque. Os dois jogos fecharam a rodada do Grupo A, deixando a decisão em aberto. Desses quatro times, os dois melhores podem seguir para as quartas de final.

O próximo compromisso da seleção será contra o Iraque, no domingo (7), novamente no Mané Garrincha. O último jogo da fase de grupos será disputado contra a Dinamarca, na próxima quarta-feira (10), desta vez na Arena Fonte Nova, em Salvador.

A rodada deste dia que antecede a abertura oficial da Olimpíada coloca todas as seleções que disputam o torneio em campo. Às 15h, a seleção de Honduras enfrentou a Argélia, saindo vitoriosa com placar de 3 a 2. Pelo mesmo Grupo D, jogam Portugal e Argentina. Pelo Grupo C, México e Alemanha estão em campo, também em rodada dupla. Às 20h, Fiji enfrenta a Coreia do Sul. Já o Grupo B terá Suécia x Colômbia, às 19h, e Nigéria x Japão, às 22h.

Abertura

A cerimônia oficial de abertura dos Jogos será realizada  amanhã (5) às 20h, no Maracanã. O Comitê Rio 2016 pediu para que o público compareça com três horas e meia de antecedência, no mínimo. Outra recomendação é para que os espectadores utilizem o transporte público, evitando táxis ou o aplicativo Uber, além do uso de mochilas, para evitar filas no local.

Já o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, concedeu entrevista coletiva, na qual concluiu que “mesmo com o momento difícil do país, damos toda a solidariedade aos anfitriões brasileiros”. Bach classificou o momento do país como “talvez aquela que seja sua maior crise”, mas se disse “confiante de que todos os problemas serão superados e teremos grandes jogos”. “Se esses jogos resistem a testes de tensão aqui no Brasil, vemos que esse modelo é robusto.”

Novos esportes em Tóquio

Bach também comentou sobre a adição de seis modalidades para os próximos jogos olímpicos, que serão realizados em 2020, na capital japonesa. Surfe, skate, basebol, escalada, softbol e caratê passam a fazer parte do programa olímpico, segundo o presidente do COI, para atrair jovens. “O mundo mudou. Os jovens têm muitas opções para o tempo de lazer e não podemos esperar que eles venham até o esporte. Precisamos que o esporte vá até eles”, afirmou.