Em busca do ouro

Seleção feminina de futebol estreia na Olimpíada com 3 x 0 sobre a China

Amanhã é a vez do time masculino entrar em campo, contra a África do Sul, em Brasília

Roberto Castro/ Brasil2016

Brasil tenta medalha inédita na modalidade

São Paulo – O futebol feminino marcou na tarde de hoje (3) o inicio dos Jogos Olímpicos. A seleção brasileira entrou em campo no Estádio Olímpico do Rio de Janeiro, o Engenhão, contra a China, para garantir a primeira vitória. O time comandado pelo técnico Vadão mostrou movimentação e eficiência, o que garantiu o placar confortável de 3 a 0 contra as asiáticas.

Com a vitória por boa margem, o Brasil desponta na liderança do Grupo E, com três pontos. Marcaram os golss Mônica, Cristiane e Andressa, após assistência de Marta, principal nome da seleção. Com a mesma pontuação está a seleção da Suécia, que fez a partida de abertura, no mesmo estádio, batendo a seleção sul-africana por 1 a 0.

Também jogou hoje a boa seleção do Canadá, que abriu o placar logo no início do jogo, aos 20 segundos, contra a Austrália. Com volume de jogo e forte esquema ofensivo, as canadenses ampliaram a vantagem no segundo tempo, fechando o resultado em 2 a 0. A partida foi disputada em São Paulo, na Arena Corinthians, onde jogaram ainda, pelo Grupo F, Zimbábue e Alemanha. com vitória do time europeu por 6 a 1.

Mais dois jogos fecharam o primeiro dia olímpico no Brasil. A tetracampeã, a seleção dos Estados Unidos, entrou em campo contra a Nova Zelândia, no Mineirão, em Belo Horizonte, e venceu por 2 a 0. Na última partida, também na capital mineira, a França derrotou a Colômbia: 4 a 0. As duas partidas foram válidas pelo Grupo G.

A seleção brasileira de futebol feminino tenta conquistar em solo carioca a primeira medalha dourada da história na modalidade. As meninas já estiveram próximas em Atenas (2004) e em Pequim (2008). Nas duas oportunidades, foram batidas na final pelos Estados Unidos. Em Londres (2012), caíram nas quartas de final diante do Japão.

Nesta quinta (4), dia que antecede a abertura oficial dos jogos, é a vez do futebol masculino entrar em campo. A disputa começa às 13h, com o jogo entre Iraque e Dinamarca, válido pelo Grupo A, o mesmo do Brasil, que enfrenta às 16h o time da África do Sul. Ambos os jogos serão realizados em Brasília, no Estádio Nacional Mané Garrincha.

Pelo Grupo B, jogam Suécia e Colômbia (19h) e Nigéria e Japão (22h). O Grupo C tem jogos disputados na Arena Fonte Nova, em Salvador: México x Alemanha (17h) e Fiji x Coreia do Sul (20h). No Engenhão, Honduras x Argélia (15h) e Portugal x Argentina (18h) fazem os jogos do Grupo D.