Rio 2016

Mayra Aguiar leva bronze no judô; Brasil acumula três medalhas

Judoca venceu cubana para garantir a terceira colocação na categoria até 78 quilos. Handebol masculino surpreende, vence a favorita Alemanha e segue em posição confortável na competição

Fernando Frazão/ Agência Brasil

Mayra dominou a disputa contra atleta cubana para garantir o bronze

São Paulo – O Brasil conquistou hoje (11) a sua terceira medalha nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Mayra Aguiar entrou no tatame, ainda pela manhã, na disputa pela categoria até 78 quilos. Nas duas primeiras lutas, a judoca apresentou boa técnica e, com seus golpes eficazes, avançou sem problemas para a semifinal. Após não avançar para a final em encontro com a francesa Audrey Tcheumeo, Mayra mostrou vontade e não deu chances para a cubana Yalennis Castillo.

O bronze veio após uma luta dominada, em sua totalidade, por Mayra. A medalha dourada ficou com Kayla Harrison, norte-americana bicampeã olímpica, que venceu Tcheuméo. Dois judocas brasileiros ainda seguem disputando medalhas no judô. Maria Suelen Altheman, na categoria acima de 78 quilos, e Rafael Silva, lutando contra atletas acima de 100 quilos. A rotina das disputas será iniciada às 10h.

Nas quadras, outro bom resultado para o Brasil. A equipe masculina de handebol surpreendeu a favorita Alemanha, atual campeã europeia. A seleção agora segue confortável em busca do melhor resultado da história. Nunca, a seleção avançou para a segunda fase olímpica. No primeiro tempo, o time começou bem, especialmente no aspecto defensivo, fechando com parcial de 17 a 16.

A disputa seguiu ponto a ponto. A Alemanha chegou a virar o jogo no segundo tempo, mas sem abrir mais de 3 gols de vantagem. Demorou para o Brasil retomar o volume de jogo, mas ótimas atuações, como a do goleiro Maik e do ponta Fábio Chiuffa colocaram a seleção na frente, fechando o placar por 33 a 30.

Quem não repetiu a boa atuação foi o time do basquete masculino. Após vitória histórica contra a favorita campeã europeia, Espanha, o Brasil parou diante da Croácia. O placar de 80 a 76 deixou a seleção em situação delicada na fase de grupos. Com duas vitórias e duas derrotas, o time vai para o tudo ou nada contra a Argentina, no sábado às 14h15. O basquete feminino também perdeu, o terceiro resultado negativo, que deixou o time fora da segunda fase do torneio, uma rodada antes do fim da fase de grupos.

Mais cedo, o tenista brasileiro Thomaz Bellucci venceu por 2 sets a zero o belga David Goffin, em partida válida pelas oitavas de final. O próximo jogo do atleta será contra Rafael Nadal, que carrega 78 títulos da ATP, sendo 14 grand slams no simples. Na ginástica olímpica feminina individual geral, a brasileira Rebeca Andrade ficou com a 11ª posição. A experiente Jade Barbosa acabou se lesionando no solo, e deixou a competição aos prantos.

Esta noite ainda reserva emoções para os torcedores brasileiros. O time anfitrião de vôlei masculino entra em quadra buscando 100% de aproveitamento. Para conseguir a terceira vitória consecutiva, o time do técnico Bernardinho enfrenta o maior desafio até então, a seleção dos Estados Unidos, às 22h35. Thiago Pereira também nada contra o maior medalhista olímpico da história, o norte-americano Michael Phelps, na final dos 200 metros medley, às 23h.

Leia também

Últimas notícias