Olimpíada

Brasil vence a favorita Espanha no basquete por um ponto

Torcida vibrante transformou ginásio em caldeirão, intimidando os adversários. Quinto dia olímpico segue com brasileiros na briga por medalhas

Ministério do Esporte

Marquinhos: Brasil segue motivado para tentar chegar à segunda fase do torneio de basquete

São Paulo – A Arena Carioca 1, que recebe os jogos de basquete dos Jogos Olímpicos, viveu a disputa mais emocionante da modalidade até hoje (9), quinto dia de disputa. Por um ponto suado de diferença, a seleção masculina do Brasil bateu a favorita Espanha. Com a torcida extasiada, o time conseguiu neutralizar um dos maiores nomes do esporte, Pau Gasol, e fechar com um placar de 66 a 65.

Os espanhóis são os atuais campeões europeus e medalhistas de prata nos Jogos de Londres (2012), perdendo apenas para a virtualmente imbatível seleção norte-americana. Agora, o Brasil segue motivado para tentar chegar à segunda fase do torneio. Antes, o time perdera para a forte seleção da Lituânia, e encara na quinta-feira (11) a Croácia. No mesmo grupo estão a potência Argentina e a Nigéria.

Já o basquete feminino não repetiu o bom resultado, e terá um duro desafio para avançar na competição. Hoje, as meninas perderam por placar de 65 a 63 para Belarus. No sábado passado (6), o time já havia perdido de 84 a 66 para a Austrália. Os próximos desafios, que compõem a chave, serão contra França, Japão e Turquia.

No tatame, o Brasil chegou perto de conseguir sua segunda medalha. A judoca Mariana Silva chegou até a semifinal na categoria até 63 quilos, mas perdeu para a holandesa Anicka van Emden, atual líder no ranking mundial. Em seu caminho, Mariana passou por grandes adversárias, derrotando, inclusive, a campeã mundial Yarlei Grebi. Apenas a medalhista dourada Rafaela Silva chegou tão longe no judô até então. Outro lutador brasileiro, Victor Penalber, também acabou derrotado em sua segunda luta, deixando a competição na categoria até 81 quilos.

Nos esportes coletivos, a seleção feminina de futebol, que vem encantando a torcida brasileira com bons resultados, encara a África do Sul, às 22h. O jogo é válido pela fase de grupos, mas a seleção já está classificada para a segunda fase. O time de vôlei masculino enfrenta seu segundo desafio, após vitória no fim de semana contra o México. O adversário é a seleção canadense, também pela fase de grupos, às 22h35.

Os rapazes do handebol não conseguiram nova vitória, perdendo hoje para a Eslovênia, por 31 a 28. Na estreia (7), o time venceu a Polônia por 34 a 32. Já o tênis brasileiro tenta manter a boa sequência. A dupla Marcelo Melo e Bruno Soares disputa contra os romenos Florian Mergea e Horia Tecau uma vaga entre as quatro melhores duplas do torneio. Ontem, os brasileiros eliminaram a dupla sérvia, que conta com o número um do ranking da ATP, Novak Djokovic.

Na ginástica olímpica feminina por equipes, o Brasil acabou ficando na última colocação, repetindo resultado de Pequim (2008). Em Londres, o time nem sequer chegou às finais. As meninas não conseguiram repetir a boa atuação da fase eliminatória, quando acabaram avançando na quinta posição. Os Estados Unidos garantiram o ouro, com destaque para Simone Biles, recordista de ouros em mundiais.