bom futebol

Brasil leva primeira medalha olímpica; futebol feminino goleia Suécia

Felipe Wu levou a prata no tiro, modalidade pistola 10 metros. No futebol, o time comandado por Marta sobrou em campo, venceu por 5 a 1 e se classificou para a fase eliminatória do torneio

Ministério do Esporte

Felipe Wu levou a primeira medalha brasileira de sua categoria desde 1920

São Paulo – O primeiro dia de Jogos Olímpicos, após a abertura oficial do evento, distribuiu medalhas em esportes variados, entre eles, o tiro, que rendeu o primeiro pódio ao Brasil. Felipe Wu garantiu a prata na categoria pistola de ar 10 metros. “Demorou, mas pelo menos a partir de agora as pessoas lembrarão da medalha de 2016, e não mais daquela que conquistamos em 1920”, afirmou em referência ao último brasileiro a medalhar na categoria, Guilherme Paraense, nos Jogos da Antuérpia (1920).

Outro destaque do país anfitrião dos jogos Rio 2016 foi o futebol feminino. A seleção do técnico Vadão, e capitaneada por grandes nomes do esporte, como Marta, Cristiane e Formiga, derrotou a Suécia por 5 a 1, no Estádio Olímpico, o Engenhão. O placar elástico reafirmou a competência coletiva e individual da equipe, e refletiu a superioridade brasileira durante toda a partida.

Cinco vezes melhor jogadora do mundo, Marta fez, durante a goleada contra as suecas, seus dois primeiros gols nesta edição da Olimpíada. Completaram o placar Beatriz, com dois gols e Cristiane. Na última quarta-feira (3), estreia da modalidade, as brasileiras venceram a seleção chinesa por 3 a 0. Com estes dois resultados, o time comandado dentro de campo por Marta, garantiu presença nas quartas de final, rumo ao ouro inédito para o país.

Na terça-feira (9), o time joga contra a África do Sul, às 22h, na Arena Amazônia, em Manaus, para cumprir tabela. A craque Cristiane deve ser poupada durante a partida, pois sentiu dores musculares durante a goleada de ontem.

Ricardo Stuckert;CBF
Cinco vezes melhor do mundo, Marta marcou duas vezes contra as suécas

O campeão mundial handebol feminino do Brasil (2013) enfrentou uma das maiores potências da modalidade, campeã olímpica em Londres (2012), a Noruega. O resultado de 31 a 28, na Arena do Futuro. A seleção brasileira segue como uma das favoritas para a medalha inédita.

As mulheres brasileiras na defesa do tri olímpico no vôlei entraram pela primeira vez em quadra contra a fraca seleção de Camarões. Sem maiores dificuldades, venceram com o confortável placar de 3 sets a 0. Na areia, a dupla brasileira Ágatha Bednarczuk e Bárbara Seixas de Freitas bateram a dupla da República Tcheca por 2 sets a 1. A dupla masculina, favorita ao ouro, Alison Cerutti e Bruno Schmidt venceram o Canadá por 2 sets a 0.

Entre as equipes brasileiras que não mostraram resultados positivos, está o time feminino de rugby. As estreantes foram derrotadas por 38 a 0 pelo Canadá. Nos tatames, os judocas Sarah Menezes e Felipe Kitadai, esperanças de medalhas para o país, deixaram os jogos após derrotas nas fases eliminatórias do torneio. O time feminino de basquete também perdeu para a Austrália, por 66 a 84.

Hoje (7) o dia segue com participações brasileiras em diversos esportes. Entre eles, o futebol masculino. Após decepcionar na estréia com um empate sem gols contra a África do Sul, o time do técnico Rogério Micale, enfrenta o Iraque, ainda pela fase de grupos, às 22h. O vôlei masculino, capitaneado por Bernardinho, também estreia nos jogos contra o México, às 11h35. O basquete, também masculino, enfrenta a Lituânia. Em embate recente, preparatório para os jogos, o Brasil saiu vencedor de embate contra os lituanos, e espera confirmar o resultado, às 14h15.